MEGAFONE
MORTES NO RIO
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro confirmou ontem (13) que chega a 249 o número de mortos em todo o território fluminense, em consequência do temporal da semana passada. No Morro do Bumba, em Niterói, mais seis corpos foram resgatados dos escombros, elevando o total de óbitos provocados pelo deslizamento de terra para 42. As escolas municipais continuam recebendo desabrigados e as aulas estão suspensas.
AFTOSA
Atenção pecuaristas para o prazo de imunização dos rebanos contra Febre Aftosa. A 28ª Campanha de Vacinação contra febre aftosa começa oficialmente amanhã, quinta-feira (15), quando devem ser imunizados os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses até 15 de maio. Porém, o período que os pecuaristas têm para fazer a declaração da vacina é até o dia 21 de maio e quem não fizer a comunicação no prazo determinado será multado.
NOVO CÓDIGO DE ÉTICA
Entrou em vigor, ontem, em todo o país, o novo Código de Ética Médica, um documento que contem um conjunto de regras e princípios nos quais o profissional deve se basear para exercer a medicina. O novo texto recomenda que os médicos não devem mais praticar tratamentos desnecessários em doentes terminais. A legislação prevê ainda o veto à manipulação de células reprodutivas. Já a terapia gênica - procedimento que envolve a modificação genética de células somáticas como forma de tratar doenças - é permitida pela nova lei. O novo código estabelece ainda que o médico deve escrever a receita de forma legível. Fica obrigatório também constar na receita a data, o horário, o carimbo, o número no Conselho Regional de Medicina e a assinatura do profissional.
MP DENUNCIA PADRE
O prefeito do município de Cacoal, Padre Franco Vialetto, tem 90 dias - a contar do último dia 9 - para enviar ao TCE-RO a conclusão dos trabalhos da Tomada de Contas Especial cuja abertura foi determinada pelo TCE, para apurar possíveis irregularidades relacionadas ao pagamento de honorários advocatícios de sucumbência aos procuradores municipais.
DDT
Debater a contaminação dos servidores da Funasa pelo DDT foi o objetivo da audiência publica realizada ontem, no plenário da Assembleia Legislativa, com a professora Heloisa Pacheco Ferreira, especialista em toxicologia. O assunto veio à tona, por que servidores da Funasa, ex Sucam, trabalharam há décadas em no controle e combate as endemias (malária, febre amarela, leishmaniose), atuando em zonas urbanas e rurais, em todos estes anos usando o DDT.
FIM DA GREVE
Os trabalhadores em educação decidiram ontem encerrar o movimento grevista iniciado no dia 11 de março e retornam à sala de aula já nesta quarta-feira. O resultado da greve: garantir os benefícios como a gratificação de R$ 200 e R$ 100 para os técnicos da área de supervisão e orientação em exercício, que já haviam sido garantidos pelo ex-governador Ivo Cassol (PP), bem como os dias de paralisação não serão descontados na folha de pagamento. Só!
...