Mutirão agiliza processos no Juizado da Infância
Vinte adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação tiveram seus processos judiciais analisados no último dia 13, pela Juíza Ana Valéria de Queiroz Santiago Ziparro, do Juizado da Infância e Juventude da comarca de Ji-Paraná. A iniciativa de um mutirão programado é para não permitir ações de última hora sobre a situação dos internos. As ações do Juizado foram realizadas na Unidade de Internação da cidade, onde, de posse de todos os processos, a equipe ouviu na última segunda-feira (12) todos os adolescentes da unidade.
Segundo a magistrada, esse trabalhou permitiu que a progressão da medida socioeducativa de internação para liberdade assistida fosse concedida a dois adolescentes que vieram do município de Colorado do Oeste, e ainda a transferência de outros dois para tratamento em clínica de desintoxicação.
Todo trabalho foi realizado por uma equipe que atuou em diversas atividades. Participaram da ação o coordenador de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei da Sejus (Secretaria de Justiça do Estado), Francisco Braga de Paiva Neto; da assessora jurídica, Olívia Alves Moreira; o assistente João Gaion; do gerente-geral de Atendimento do Adolescente, Ademar Custódio Ferreira e da assessora da Coordenadoria, Raiza Vlaxio de Azevedo, que promoveram pedidos que foram apreciados no mesmo ato, sob a supervisão do Promotor de Justiça Fernando Reys de Assis.
A iniciativa será repetida a cada mês, conforme orientação do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal de Justiça de Rondônia, sempre com o objetivo de dar maior celeridade e eficácia às ações desenvolvidas junto aos menores infratores.
...