Moradores da Flona do Bom Futuro reclamam de saúde e educação
O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) visitou na última segunda-feira (12), a comunidade de Rio Pardo, localizada na Flona (Floresta Nacional) do Bom Futuro. Uma reunião foi realizada como parte do acompanhamento do MPF em relação à estruturação efetiva das condições de saúde e educação para os moradores da localidade.
Durante a reunião, o procurador regional dos direitos do cidadão, Ercias Rodrigues de Sousa, fez esclarecimentos aos moradores sobre o papel do Ministério Público Federal e destacou que o objetivo do órgão neste caso é cobrar da administração pública municipal e estadual condições mínimas de saúde e educação para a comunidade da Flona.
Os moradores relataram que muitas crianças não estão freqüentando a escola devido à falta de transporte e à má condição das estradas. Eles também informaram que os alunos que conseguem chegar até a escola se deparam com situações precárias. Devido às dificuldades com estruturas físicas, foi elaborado um projeto para agrupar as escolas que estão dentro da Flona e atualmente um único colégio funciona em Rio Pardo.
Com relação às péssimas condições das estradas, um representante da Secretaria Municipal de Obras presente à reunião informou que o órgão vai elaborar um projeto para ser entregue ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, que servirá para dar continuidade ao encascalhamento das estradas, utilizando material de áreas já devastadas e assegurar o transporte escolar para as crianças da comunidade. Ficou certo que até o dia 27 de abril todas as solicitações serão atendidas, e que o MPF/RO vai inspecionar o cumprimento das metas.
...