Serviço de auto-fossa volta a operar em Ji-Paraná
> Após três meses de paralisação, tanques de coleta de resíduos são construídos
As empresas de auto-fossas de Ji-Paraná voltaram a operar na captação de resíduos líquidos na última sexta-feira (2), depois de três meses de paralisação. A informação foi repassada pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valter Luiz Barbosa.
Na quinta-feira passada (1º.), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) emitiu a licença para funcionamento dos tanques receptores para resíduos de fossas. A obra segue, segundo Valter Barbosa, a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O serviço de coleta de resíduos estava paralisado desde fevereiro de 2008 no município. Os tanques receptores foram construídos no mesmo local onde é depositado o lixo doméstico da cidade, e tiveram suas obras iniciadas em abril passado. Três dos cinco tanques já foram concluídos.
O secretário afirmou que os caminhões que trabalham com a coleta de resíduos continuarão executando suas atividades da mesma maneira que era feita antes da paralisação. ?Os problemas de Ji-Paraná com resíduos de fossa estão resolvidos durante os próximos 20 anos?, afirmou.
Barbosa assegurou ainda que o sistema de tratamento escolhido vai despoluir os resíduos pela ação de microorganismos anaeróbios, com bactérias que agem sobre a matéria orgânica sem a presença de oxigênio. A água resultante do tratamento terá 80% de pureza e será lançada em um igarapé próximo à área do lixão, sem causar danos ao meio ambiente.
...