Semusa vacina mais de 90% de crianças e gestantes
>A campanha segue com um número reduzido na vacinação de pessoas com doenças cronicas e jovens
(Josias Brito) A divisão de imunização da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), em Ji-Paraná, já vacinou mais de 90% das crianças e gestantes do município. Levantamentos feitos pelo departamento comprovam que os envolvidos dos dois grupos aderiram mais à campanha do que os portadores de doenças crônicas e a população jovem de 20 a 29 anos. A campanha Nacional de Vacinação Contra H1N1 teve início no dia 8 de março deste ano e seu término está previsto para o dia 22 de maio.
Conforme a diretora da Divisão de Imunização, Daniela Cristina Gonçalves Aidar, já foi disponibilizada à população a primeira, segunda e está em andamento a terceira etapa de vacinação contra o H1N1. ?A campanha tem como objetivo prevenir a população, imunizar os profissionais de saúde e as pessoas com maior risco de complicação no caso de contato com o vírus?, ressaltou.
Daniela Cristina informou ainda que o Ministério da Saúde propôs ao município de Ji-Paraná que vacinassem 80% dos profissionais de saúde diretamente ligados, e a resposta à pandemia quer contabilizar um total de mais de mil pessoas. ?Cumprimos a meta do MS e também disponibilizamos a vacina em todos os postos de saúde, de segunda a sexta, e aos sábados, para facilitar o acesso da população?, disse a diretora.
De acordo com levantamentos feitos pela Divisão de Imunização, ate agora foram vacinados contra o H1N1 na zona urbana do município, mais de duas mil, das 7.766 pessoas com doenças crônicas; 3.132 das 3191 crianças; 1.736 das 1844 gestantes e 6.289 dos 21.934 jovens. ?Temos realizado uma busca ativa nas principais instituições de ensino do município, no período noturno, além da vacinação nos presídios e nos efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros?, enfatizou Daniela Cristina.
DIA ?D? ? Como estratégia, a Semusa, esteve realizando novamente no último sábado (17), o dia ?D? de combate ao vírus H1N1, o da ?Gripe Suína?. A divisão de imunização realizou a mesma estratégica usada no primeiro dia nacional de combate ao vírus. Além dos pontos móveis, outras equipes de vacinadores fizeram plantão em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ? posto de saúde ? com o propósito de imunizar o maior número possível de pessoas contra o vírus H1N1.
A enfermeira chefe da Divisão de Imunização da Semusa, Daniela Aidar, lembrou que a vacinação contra a Gripe ?A? ocorreu também nos pátios dos maiores supermercados da cidade. ?Atuamos, ainda, com equipes volantes. Esta iniciativa formidável decorreu de as pessoas terem o tempo livre no fim de semana?, diz a enfermeira Daniela.
...