Rondônia bate todos os recordes de geração de empregos
Rondônia conquistou todos os recordes que poderia: maior gerador de empregos da região norte no mês de março e para os últimos 12 meses, melhor desempenho absoluto e relativo para o mês, bem como para o acumulado do ano dentro de toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Conforme os dados apresentados na última quinta-feira (15) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, Rondônia foi responsável pela criação de 3.393 empregos celetistas. Número que equivale ao crescimento de 1,65% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior e que garantiu o melhor desempenho absoluto e relativo para o mês de março desde o ano de 1992. Se comparado com o mesmo período do ano passado, observa-se um acréscimo de 2.094 vagas.
Crescimento impulsionado, principalmente, pelas contratações nos setores de Construção Civil (2.735 postos) e de Serviços (525 postos). Ademais, as áreas de Administração Pública (56 postos), Indústria da Transformação (49 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (38 postos), Comércio (31 postos), e Extrativa Mineral (8 postos), também apresentaram saldo positivo para o período e contribuíram para os recordes alcançados.
De janeiro a março deste ano Rondônia computou a criação de 8.275 vagas formais - o que representa um aumento de 4.318 carteiras de trabalho assinadas, se comparado com os três primeiros meses de 2009.
Tal desempenho evidenciado em 2010 garantiu ao estado não apenas o melhor resultado absoluto e relativo dentro da série histórica do Caged, como também representou o melhor desempenho da região norte para o período.
O recorde de geração de empregos se manteve quando evidenciado o período dos últimos 12 meses. Foram 29.193 postos de trabalho criados, o que representou um crescimento de 16,18%. Esse resultado, em termos relativos, garantiu a Rondônia o melhor resultado para o período tanto na região norte quanto no país.
...