SEMUSA: Meta é vacinar mais de 6 mil idosos
Com uma população estimada em 7693 idosos, o Ministério da Saúde estipulou que seja vacinado contra gripe 80% desse público em Ji-Paraná, o que totaliza 6.154 pessoas. A abertura da campanha sazonal contra a Influenza inicia a partir de amanhã (22), às 9 horas, no auditório da REN (Representação de Ensino).
Os primeiros 150 idosos a receber a vacina estão diretamente vinculados ao PASI (Programa de Atenção à Saúde do Idoso), da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde). Os demais deverão procurar qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) ? postinho ? para se imunizar a partir do próximo sábado (24), ocasião em que será aberta oficialmente a campanha em todo o país. A vacinação segue até o dia 7 de maio em pelo menos outros 12 pontos em Ji-Paraná.
?A vacinação contra o vírus Influenza vem ocorrendo no país nos últimos dez anos?, informa a enfermeira Daniela Aidar, chefe da Divisão de Imunização da Semusa. Segundo ela, dados do Ministério da Saúde garantem que a vacina é um método eficaz para que os idosos se previnam contra a doença.
?Ao organismo do idoso debilitado é importante a vacina?, explica a enfermeira, lembrando que em caso de gripe forte e sem a imunização o quadro clínico do idoso acometido por outras doenças poderá se agravar e levá-lo à morte.
Para o secretário de saúde José Batista da Silva ?mesmo que o idoso não vá tomar a vacina contra o vírus H1N1, o da Gripe Suína, ele [o idoso] deve se vacinar contra a Influenza sazonal?. Segundo o Ministério da Saúde, apenas os idosos com doenças crônicas deverão se imunizar contra o vírus H1N1.
EQUIPE VACINATÓRIA - Ao todo, 25 equipes estão preparadas para aplicar a vacina nas 13 UBS, mais 12 pontos previamente escolhidos a partir de sábado, além de equipes volante para atender aos idosos acamados.
Segundo a programação da Imunização, haverá pontos vacinatórios nos supermercados Jeedá, Irmãos Gonçalves e Tai Max e, também, na escola estadual Rio Urupá e na sede da Semusa, no 1º Distrito.
Já para o 2º Distrito as equipes ficarão de prontidão no colégio estadual Júlio Guerra, Centro de Reabilitação Municipal do Complexo de Saúde Padre Romano [antigo L-1 Maringá], Santa Casa de Misericórdia e nos supermercados Bom Dia, Tai Max [T-23], São João e Tai [T-14].
Sobre as equipes volantes os atendimentos ocorrerão no Lar do Idoso Aurélio Bernardi, Centro de Convivência do Idoso, entre outras solicitações. ?Estamos preparados para atender toda a população idosa?, finaliza o secretário de saúde José Batista.
...