Postos de saúde estendem prazo para aplicar vacina H1N1
(Da redação) Os postos de vacinação de todo país estarão funcionando hoje para aplicar as vacinas contra a gripe suína e, em alguns Estados, também contra a gripe comum. A recomendação foi feita pelo Ministério da Saúde a todos os órgãos estaduais e municipais de saúde estados, porém, a população precisa consultar as secretarias de saúde locais para saber se os postos vão funcionar.
Poderão ser vacinados aqueles que ainda não compareceram nas etapas anteriores, incluindo gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, doentes crônicos e jovens saudáveis de 20 a 29 anos, além de idosos com doenças crônicas, que iniciam agora sua etapa.
Para a vacinação contra gripe comum, também começa a mobilização nos Estados das regiões Norte e Sul para pessoas com mais de 60 anos.
Os idosos com doenças crônicas das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, poderão se vacinar hoje contra a gripe H1N1 e tomar a sua dose contra a gripe comum a partir do dia 8, ou, se preferir, receber de uma vez só as duas vacinas, também a partir do dia 8.
Por conta do atraso do Instituto Butantã na entrega de parte das vacinas, o calendário de vacinação para a gripe comum foi adiado para o dia 8 de maio, seguindo até 21 de maio nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Nas demais regiões, será mantido o período previamente estabelecido de 24 de abril a 7 de maio. Na vacinação contra a gripe comum, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos, pois são as mais afetadas pelos vírus causadores da doença.
O Ministério da Saúde também aproveitou a campanha de vacinação e encomendou uma pesquisa em que 1.500 pessoas foram entrevistadas sobre a vacinação contra a gripe H1N1. O estudo apontou que 40% da população alvo das primeiras três etapas da campanha que ainda não se vacinou, alegando não terem tido tempo para ir a um posto e receber a sua dose de vacina.
?O sábado será uma ótima oportunidade para que aqueles que têm indicação e ainda não fizeram por falta de tempo possam ir ao posto se proteger contra a gripe. Para os idosos das regiões Norte e Sul, é fundamental que se imunizem contra a gripe comum e evitem complicações durante o inverno?, afirmou através de sua assessoria o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Até as 14h desta quinta-feira (22), o Ministério da Saúde já contabilizou mais de 32 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe. As gestantes somam 1.704.763 milhões de vacinados (56,6% da meta); os doentes crônicos alcançaram 8.153.749 milhões doses aplicadas e os jovens de 20 a 29 anos atingiram 17.203.748 pessoas imunizadas (48,92% da meta).
A vacinação entre as crianças (3.940.500 milhões de doses aplicadas, correspondendo a 90,0% de população alvo) e os profissionais de saúde (2.556.5717 milhões, 100% da população alvo) já ultrapassou a meta prevista.
...