Região Central poderá implantar Consórcio de Saúde
Ji-Paraná poderá sediar a administração de um consórcio regional de saúde. A afirmação é do secretário municipal de saúde José Batista da Silva, de Ji-Paraná, ao chegar de uma visita a um empreendimento idêntico em Governador Valadares, no Leste mineiro. Naquela localidade, Batista acompanhou vários prefeitos e secretários de saúde dos municípios circunvizinhos a Ji-Paraná para verificar o funcionamento do consórcio.
Ficamos satisfeitos com a operacionalização do consórcio, sintetiza José Batista, informando que será realizada em breve uma reunião em Ji-Paraná com os prefeitos da região Central do Estado para discutir a viabilidade da implantação de um consórcio na cidade.
Segundo o secretário os visitantes do consórcio no interior de Minas Gerais demonstraram interesse em viabilizar o projeto em Rondônia. O funcionamento é ideal. Tanto os usuários quanto a administração elogiam o mecanismo de fazer saúde com qualidade, entusiasma o secretário, explicando que os serviços oferecidos, como consultas, cirurgias e exames são terceirizados.
Sobre a manutenção do consórcio mineiro, José Batista informou que parte dos recursos são repassados diretamente pela União por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Entendemos que o FPM é a melhor fonte de renda para manter o consórcio, resume, finalizando que em Governador Valadares o consórcio contempla cerca de 350 mil habitantes distribuídos em 36 cidades do Vale do Rio Doce....