Conferencistas discutem sobre saúde mental em Ji-Paraná
(Da Redação) Mais de 200 conferencistas dos oito municípios que compõem a região Central do Estado de Rondônia, estiveram discutindo, na última sexta-feira (23), em Ji-Paraná, sobre a saúde das pessoas com doença mental nestas localidades. A 1ª Conferência Regional de Saúde Mental contou com uma participação acima das expectativas e teve o objetivo de discutir eixos temáticos relativos ao tema ?Saúde Mental: Direito e compromisso de todos ? consolidar avanços e enfrentar desafios?.
Segundo a diretora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Raio de Sol, de Ji-Paraná, Marta Medeiros, a conferência local foi realizada nas dependências do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra) e contou com a participação de autoridades e representantes dos municípios da Região Central do Estado de Rondônia. ?A saúde mental é uma área ainda de baixo interesse da população, mas estamos satisfeitos com o engajamento das pessoas envolvidas no evento?, avalia Marta Medeiros, confiante nos delegados eleitos que irão representar a região na Conferência estadual que será realizada de 19 a 21 de maio em Porto Velho.
Marta Medeiros disse ainda que ficaram definidos os delegados de cada um dos três eixos discutidos, que são: ?Políticas de Estado?, ?Consolidação da rede de atendimento psicossocial? e ?Direitos humanos e cidadania?. Para a diretora, esses temas estão diretamente relacionados com a melhoria de atendimentos e servem também para prestar maiores esclarecimentos à sociedade. Ainda, conforme ela, a realização da Conferência obedece a preceitos constitucionais e a decisão do Conselho Nacional de Saúde.
...