Ji-Paraná tem encontro do Programa Escola Ativa
A abertura do 1º Encontro de Formação do Programa Escola Ativa aconteceu na última segunda-feira (26), visando qualificar técnicos das Secretarias Municipais de Educação (Semed´s) de 27 municípios, equipe da universidade, coordenações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e membros dos movimentos sociais, no auditório do Máximu´s Hotel, em Ji-Paraná.
O evento, que é organizado pela Seduc, através do Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola/GPE), contou com a participação da representante de ensino, Sineyde Muller, que representou a Secretária de Estado de Educação, professora Irany Freire Bento, da executora da Escola Ativa, Regina Cursino, do assessor especial do governador João Cahulla, Ari Saraiva, da representante do Ministério da Educação, Aurelice Lopes, do coordenador da Escola Ativa na Universidade Federal de Rondônia (Unir) de Ji-Paraná, Nelson Escudeiro, entre outros.
O programa Escola Ativa é uma estratégia metodológica, criada a fim de melhorar a aprendizagem, a qualidade e a eficiência da educação, principalmente em escolas multisseriadas situadas no campo. ?Combina em sala de aula, uma série de elementos e instrumentos de caráter pedagógico/administrativo, cuja implementação objetiva aumentar a qualidade do ensino oferecido nessas classes. Esses elementos são: cadernos de ensino-aprendizagem, cantinhos de aprendizagens, colegiado estudantil e Escola e Comunidade. Esses elementos combinados entre si têm por finalidade colocar em prática e incorporar a sala de aula, à escola, à família e à comunidade os princípios norteadores que influenciam diretamente a aprendizagem significativa?, explicou a organização.
O PROGRAMA - Segundo a coordenação, a formação é composta por seis módulos presenciais com 40 h/a cada, totalizando 240 horas, que abordam a concepção de educação do campo, metodologia do Programa Escola Ativa, Alfabetização e Letramento, práticas pedagógicas nas escolas do campo, gestão da educação nas escolas do campo e tecnologias educacionais.
O primeiro módulo encerra na próxima sexta-feira (30). O evento é coordenado pela Seduc, em parceria com a Unir, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/Mec) e municípios. Em Rondônia o programa atende a 27 municípios, 287 escolas e 8628 alunos.
...