MEC atende 24 milhões de alunos com novas tecnologias
(Da redação) Nos últimos anos o governo brasileiro tem destinado investimentos maciços para serem aplicados na modernização e estruturação das escolas públicas para a realidade da era digital. Segundo o ministério da Educação, as novas tecnologias nas escolas públicas estão acessíveis a 24,8 milhões de estudantes brasileiros e tem uma adesão de mais de 90% dos colégios públicos das redes municipais e estaduais através do ProInfo (Programa Nacional de Tecnologia).
Os dados, que correspondem ao total de alunos atendidos pelo Programa Banda Larga nas Escolas ? projeto vinculado ao Proinfo - do Ministério da Educação, foram anunciados na última terça-feira (27), durante a conferência sobre o impacto das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação.
Durante o seminário de abertura, o secretário de educação a distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, destacou a importância de uma reflexão no momento em que o país tem investido em TICs nas escolas públicas. ?Não basta dar a infraestrutura. É necessário capacitar o corpo docente e oferecer conteúdos a serem trabalhados em sala de aula?, disse.
No ano passado, 332 mil professores foram capacitados para trabalhar com as tecnologias em sala de aula. Até o fim deste ano, mais 303 mil terão participado de cursos de formação. Em outro programa, o Aluno Integrado, 75 mil estudantes acima de 15 anos estão sendo formados para atuar como monitores nos laboratórios de informática das escolas.
Outra conquista destacada no encontro, é o número de estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que atende aproximadamente 24 milhões de estudantes de escolas públicas em todo país e deve chegar aos 30 milhões até o fim do ano. O secretário apresentou os programas do Ministério da Educação que levam a tecnologia à sala de aula, como o Banda Larga nas Escolas, o Banco Internacional de Objetos Educacionais, o Domínio Público, o Projetor ProInfo e Um Computador por Aluno (UCA).
PROINFO NO ESTADO ? Em Rondônia, as escolas mostram que também estão sintonizadas com os programas de modernização do governo federal. Os núcleos estaduais de capacitação de professores para lidar com as novas tecnologias, estão divididos em quatro localidades: Porto Velho, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena, sendo que cada núcleo atende uma região específica do estado, no caso de Ji-Paraná, outros 20 municípios e distritos.
O ProInfo trabalha com a capacitação dos professores para que possam lidar com as inovações tecnológicas, e saibam utilizar essa ferramenta de forma que agreguem valor às aulas dadas em sala, para isso, nos núcleos do programa no estado de Rondônia, são ministrados cursos de capacitação para professores com uma carga horário de 180 horas em aulas presenciais e a distância.
O Núcleo de capacitação de professores de Ji-Paraná, faz esse trabalho de reciclagem de professores desde 1998, e trabalha com verbas do governo federal para a realização desse programa.
...