São Francisco recebe a Coroa do Divino
No último dia 23 de abril, o municÃpio de São Francisco do Guaporé recebeu romeiros para a Festa do Divino EspÃrito Santo, quando uma equipe com várias embarcações em uma combinação de cultura e religião percorrem as comunidades ribeirinhas do Vale do Guaporé. A festa do Divino tem sua origem em Portugal e foi estabelecida pela rainha Dª. Isabel, casada com o Rei D. Diniz, por volta das primeiras décadas do século XIV e até nos dia de hoje tem continuidade por meio de irmandades formadas à s margens do Rio Guaporé.
As embarcações foram ancoradas no distrito do Porto Murtinho por volta das 9h, onde uma multidão de fieis e simpatizantes esperavam a chegada. A Primeira Dama do municÃpio, Lúcia Camargo, participou do evento e informou que o Culto ao Divino foi introduzido na região por volta de 1894 e tem expressividade no Vale do Guaporé, onde a população ribeirinha procura manter viva a tradição do festejo.
Lúcia também informou que em Pedras Negras, distrito do municÃpio, no século passado foi construÃda a Capela de São Francisco, e no dia 23 de maio de 1937, foi realizado o primeiro festejo do Senhor Divino, naquela localidade, sendo que de 1937 a 1945 os festejos foram realizados alternadamente em Pedras Negras e Rolim de Moura.
Bastante conhecedora da tradição, Lúcia definiu a chegada da coroa como um autêntico cartão postal de Rondônia, e ao mesmo tempo deixou o convite para que mais pessoas possam conhecer essa tradição do Vale do Guaporé.
No evento, estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Emerson Nizza; as servidoras publicas Nilzana Alves e Edna Grando, além de outras autoridades do municÃpio e de várias cidades de Rondônia que também compareceram para prestigiar a festa.
...