Entidades debatem reativação de conselho de segurança em Ji
(Josias Brito) A Acijip (Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná), em conjunto com o 2º BPM (Batalhão da Policia Militar) e entidades políticas e de segurança, estarão realizando na próxima terça-feira, no auditório da Ulbra, a reativação do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança). Diversas autoridades se farão presentes, como líderes comunitários, diretores de estabelecimentos escolares, representantes do comércio, além das autoridades militares e civis do município.
O comandante do 2ª BPM (Batalhão da Policia Militar), sediada em Ji-Paraná, tenente coronel Márcio Ângelo Pinto, disse que o conselho foi criado entre os anos de 1999 a 2000 pelo ex-comandante do batalhão tenente Coronel Fernando Brun Prettz e, desde a sua saída da corporação, o projeto ficou parado há mais de 10 anos. ?Na época da criação, o projeto foi de grande valia para a corporação e a comunidade. Em quase todos os bairros do município havia uma integração entre os moradores e a Polícia Militar, contribuindo assim na diminuição da criminalidade do município?, enfatizou.
Tenente coronel Márcio Ângelo destaca a importância do Conselho Comunitário de Segurança, que são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de Segurança, assim como estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. "Meu empenho maior diante do Comando da PM de Ji-Paraná é estabelecer a parceria entre a polícia, a população e as demais instituições de Segurança Pública e de Defesa Social, para que trabalhando juntos possamos identificar, priorizar e resolver os problemas que afetam a segurança pública", destacou o coronel.
Na reunião, será estabelecida uma nova data para que um Conselho Comunitário Provisório seja eleito e faça os trâmites legais para a eleição de uma nova Diretoria que iniciará a construção desta filosofia de Polícia Comunitária no município.
Para o tenente coronel Ângelo é muito importante a ativação do conselho. ?Todo conselho é de extrema importância para a polícia, que consegue implementar e melhorar a segurança pública e, com isso diminuir a criminalidade?, ressaltou.
Com a reativação do Conseg, garante o comandante da PM em Ji-Paraná, é possível conseguir recursos para treinamento, capacitação ou compra de materiais, para uma segurança mais eficiente, junto ao SENASP-MJ (Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça). O comandante também ressaltou o objetivo da Polícia Militar na prevenção de crimes na cidade. ?Nossa proposta é ter policiais que sejam sabedores da sua missão de segurança pública. Pois entendemos que o nosso trabalho não pode ser apenas reativo e sim proativo na prevenção dos crimes e levar realmente a segurança pública para dentro dos lares, das escolas e nos comércios locais, enfim, em todo ramo da sociedade?.
...