Semana Santa movimenta comércio
Semana Santa movimenta comércio
CHOCOLATE
(foto: 6cp52a)
A Páscoa é a terceira data no ranking das que mais trazem lucro para o comércio, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. Mesmo com o anúncio da elevação dos preços do chocolate, para este ano, os comerciantes da região aguardam um consumo maior do produto do que em 2007. Segundo dados do setor comerciário, o lucro na páscoa é 5% e 8% a mais, e os maiores beneficiados são os supermercados e as empresas do ramo chocolateiro. Quem aproveita para aumentar a renda neste período são os donos de produções caseiras, como é o caso de Sofia de Fátima, moradora do bairro Nova Brasília. Há quatro anos trabalha na produção de ovos da páscoa. ?Começo a me preparar quatro meses antes da data e consigo garantir um ótimo lucro?, destacou. Sofia de Fátima recebe em média 150 encomendas por ano.
PEIXE
(foto: 6cp52b)
Semana Santa é sinônimo de comemoração para os proprietários de peixarias. Por conta da tradição católica, é a época em que as pessoas deixam a carne vermelha de lado e partem para o consumo de algum tipo de pescado, principalmente na quarta e na sexta-feira. Em alguns estabelecimentos, o movimento mais que dobrou nos últimos dias. Em outros, os proprietários estão na expectativa de que as vendas melhorem hoje e amanhã.
?Hoje o movimento já dobrou?, disse o ribeirinho Carlos Francisco, dono de um quiosque próximo ao Rio Machado. Nos supermercados a proximidade da data fez com que os preços aumentassem. Por causa dos preços, a dentista Cláudia Matos aposta em alternativas para a ceia pascal. ?Passei em vários mercados pesquisando preços, mas decidi que não compensa. Vou mesmo fazer algum prato que não leva carne e apostar em um bom prato de salada?, comentou.
O Procon alerta que o consumidor deve ficar atento na hora de comprar algum tipo de pescado. No supermercado, os peixes devem estar em um balcão frigorífico e, na feira, devem ficar expostos em balcão de aço inox inclinado, com gelo, e protegidos do sol.
...