Detran leiloa 143 veículos em Ji-Paraná
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) realizou, na última segunda-feira (3) o leilão de 143 veículos no auditório da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ji-Paraná. Os carros e motos, apreendidos nas Ciretrans de seis municípios da região Central encontravam-se abrigados no pátio do Posto Avançado de Ji-Paraná e estavam guardados há mais de seis meses e não foram reclamados pelos seus proprietários.
O presidente da comissão de leilão do Detran, Rubens Magalhães informou que a autarquia também tinha como meta esvaziar os pátios e evitar que os veículos se deteriorassem. Ele disse que os antigos proprietários haviam sido informados 120 dias antes do leilão. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os veículos leiloados são entregues ao novo proprietário livres das multas. Já os veículos sucateados serão entregues sem as placas e sem identificação de chassi ou monobloco. Nos próximos dias, o Detran divulga o valor arrecadado no leilão.
?Entre as sucatas estão carros e motos, vendidos principalmente a oficinas mecânicas para reutilização de peças. Aproximadamente 95% dos lotes eram de motocicletas. Os recursos arrecadados com o leilão serão utilizados para quitação dos débitos junto ao Detran?, explicou o presidente.
Os valores arrecadados no evento servirão para cobrir débitos dos veículos, como multas de trânsito, IPVA, diárias de depósito e remoções. Há casos em que o débito é inferior ao valor do arremate. Neste caso, segundo o presidente da Comissão, a diferença será passada ao antigo proprietário do veículo. Nos casos em que o valor arrecadado foi menor que a dívida o proprietário é inscrito em dívida ativa e a cobrança é feita judicialmente. O Código Brasileiro de Trânsito determina a permanência de veículos apreendidos por apenas 90 dias.
Os novos proprietários dos veículos têm esta semana para retirar os veículos do Pátio do Posto Avançado. No último mês, a Comissão realizou leilão nos municípios de Costa Marques, São Francisco, Seringueiras, São Miguel, Brasilândia e Alvorada do Oeste, sendo leiloados 510 veículos.
...