Reunião discute sobre nova pista do aeroporto de Ji-Paraná
Uma reunião no terminal do aeroporto José Coleto de Ji-Paraná no último final de semana, marcou a discussão do que deverá ser a proposta da nova pista. O vereador Marcos Rogério, o diretor do aeroporto Antônio Carlos e diretores da Fundação Jicred ouviram explicações do tenente Ênio Neves de Souza, engenheiro da aeronáutica, sobre aproveitamento da pista atual e sobre a necessidade das obras da nova pista estarem previstas no Plano Aeroviário do Estado, conforme determinação da Lei n° 8.399, de 07 de janeiro de 1992.
Mas, segundo o engenheiro a adequação do plano não atrapalha o andamento do projeto. ?Essa adequação é importante para o momento de se buscar recursos. A previsão no plano é pré-requisito para a captação de recursos no PROFAA, mas nada impede que o projeto caminhe? assegurou. Ainda segundo o tenente Ênio Neves, que já participou da elaboração do projeto anterior de reforma e ampliação da atual pista do aeroporto José Coleto, enquanto é feita a adequação ?pontual? do Plano Aeroviário do Estado, o projeto da nova pista pode ser elaborado.
Durante a reunião também foi tratado sobre a possibilidade de aproveitamento da pista atual do aeroporto para taxiamento, depois de pronta a nova pista. ?Seria um desperdício abandonar a pista atual, quando a nova ficar pronta. Mas, para usar a atual para taxiar as aeronaves também é preciso investimento? disse Antônio Carlos, diretor do aeroporto.
PROJETO - O Vereador Marcos Rogério destacou a iniciativa do governo do Estado em assumir a elaboração do projeto da nova pista e se mostrou otimista com o andamento dos trabalhos. ?O Estado tem sido grande parceiro nosso nesse projeto e temos certeza que vamos fazer uma obra para atender as necessidades do presente, mas, sobretudo, adequada para o futuro? disse, argumentando que a proposta da nova pista é uma necessidade para não parar os voos atuais, o que seria um grande prejuízo para a região central do Estado.
Marcos Rogério disse ainda que é fundamental tomar todas as medidas para adequação do projeto e do plano aeroviário agora para, no final do ano, garantir os recursos para a execução da obra da nova pista. ?Não podemos deixar para resolver depois o que pode ser feito agora. Tenho certeza que o senador Acir, que já tem ajudado muito o Estado e, sobretudo Ji-Paraná com seus recursos, vai ser um grande parceiro neste projeto do aeroporto, junto com os demais da bancada federal? finalizou.
NOVA PISTA - O DER já encaminhou a proposta para contratação de empresa especializada em aeroportos para licitação na SUPEL. O projeto deve ser elaborado no início do próximo semestre, para que recursos sejam encaminhados no final do ano e as obras da nova pista tenham início em 2011.
...