Reunião apresenta planos diretor para municÃpios entorno da BR-429
O Programa de Apoio à s Prefeituras do eixo da BR-429, que liga a BR-364 a Costa Marques, foi apresentado esta semana durante reunião realizada no Fórum do MunicÃpio de Alvorada. O Gerente de Planejamento Urbano da Fundação Ricardo Franco, Roberto Lucas Junior, baseou-se em levantamento feito em todos os municÃpios e distritos, para apresentar o trabalho, destinado a orientar as administrações com relação à s propostas de crescimento a partir do impacto gerado pelo asfaltamento da rodovia, obra gerenciada pelo DNIT.
? O planejamento urbano tem de ser desenvolvido de forma integrada pelos municÃpios, que não podem ser concorrentes entre eles, principalmente os pequenos, cuja sede administrativa gira em torno de quatro quilômetros quadrados. Cada um deve trabalhar ajudando o outro com sua própria legislação, as leis de ocupação do solo e código de obras. O desenvolvimento precisa além de econômico, ser social, pois existe dentro disso tudo um desenvolvimento humano. Esse é o objetivo do plano de apoio?, ressalta Roberto Lucas.
Segundo o engenheiro, o fluxo de veÃculos irá crescer na BR-429 com a pavimentação. As cidades na região têm hoje cerca de 500 carros e 1.500 motocicletas - situação diferente da encontrada na região sudeste, por exemplo, que existem mais automóveis que motos e que também aqui começará a ser revertida. Ele explicou que ?com o programa, será possÃvel buscar o desenvolvimento sustentável, a partir da compatibilização de todos os recursos disponÃveis para que os setores se estabeleçam, trazendo assim melhor qualidade de vida e crescimento em benefÃcio da sociedade?.
NOVA SAÃDA - O prefeito de Urupá, Célio de Jesus Lang (PSB), esclareceu que seu municÃpio já está sofrendo forte impacto com a migração da 429, especialmente com a expectativa de que, no futuro, a estrada possa se converter em uma nova saÃda para o PacÃfico. ?Com a emancipação, em 3 de fevereiro de 1992, somos o municÃpio da região que mais se desenvolveu. Estruturamos todos os setores e órgãos públicos. Nossa preocupação é fazer com que o crescimento ocorra de forma organizada?.
A maior dificuldade, segundo o prefeito, está na área de saneamento. Por isso pede a inserção do municÃpio entre os beneficiados pelo DNIT com o Plano Diretor, que pode colocar Urupá em condições de buscas financiamentos federais. Lang afirma que na atualidade Urupá é um ponto de apoio muito importante por estar ligando a BR 364 à BR 473, próximo à BR 429.
...