São Francisco forma Conselho Municipal de Assistência Social
A secretaria municipal de Trabalho e Ação Social de São Francisco do Guaporé, elaborando metas para ampliar o atendimento e a qualidade dos serviços, conseguiu formar o CEMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), que é um órgão superior de deliberação colegiada instituído pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), que tem composição paritária entre o governo e a sociedade civil, e está vinculado a estrutura do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.
O CEMAS, entre outras atribuições, tem a competência para aprovar a política de assistência social, sendo que, no Município, o conselho terá atribuições como acompanhar o trabalho do Conselho Tutelar, Centro de Referência ao Idoso, PETI, bolsa família, CMDA, PAIF e outros.
A secretaria municipal de Trabalho e Ação Social, Lúcia Camargo, explicou que buscou colaboração em vários segmentos da sociedade para constituir o conselho, que irá contar com representantes da saúde, Sindicato dos trabalhadores rurais, da educação, associações, e da administração, entre outras classes, que compareceram para elaboração da mesa diretora.
Lucia explanou o assunto mostrando a competência e a responsabilidade de cada membro. Após a nomeação, os integrantes marcaram data para uma reunião mensal para debates do assunto. Ao fim do encontro foi distribuído apostilas com o regime interno do conselho do CMAS.
...