Riscos e prejuízos causados pelas queimadas
As queimadas além de liberar enorme quantidade de fumaça e partículas, aumentando o teor de gás carbônico na atmosfera, ameaçam ainda a saúde da população, contribuindo com o aumento de problemas respiratórios, podendo trazer prejuízos imensos e permanentes para as florestas, além de contribuir com o aquecimento global.
Uma queimada inicial em uma floresta inalterada não parece causar muito dano, mas na verdade a pequena frente de fogo tem impactos severos, matando só pela exposição ao calor, até 40% das árvores de pequeno porte.
O uso do fogo além de destruir a floresta, causa a morte de muitos animais, queima a camada de húmus e os micros organismos que fazem a decomposição da matéria morta, tornando o solo mais susceptível ao processo de erosão.
Para a realização desse trabalho, a Sedam conta com a parceira do Ibama, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Emater, Embrapa, Batalhão de Polícia Ambiental, Delegacia Especializada contra Crimes ao Meio Ambiente e demais órgãos que fazem parte do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios Florestais, constituído por órgãos governamentais e não governamentais.
...