Dententos farão teste rápido anti-HIV
(Da Redação) Uma psicóloga e uma enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (SAE DST/Aids) da rede municipal de saúde farão testagem voluntária para HIV/Aids em detentos do presídio Agenor Martins de Carvalho. A ação, resultante de uma parceria entre a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) e a direção da instituição prisional, acontece na próxima quarta-feira (19), a partir das 8h30.
A meta, de acordo com a diretora do SAE DST/Aids, enfermeira Emiquerle Añes, é fazer o teste rápido anti-HIV em pelo menos 100 detentos. A idéia, segundo a enfermeira, é a de disponibilizar o teste rápido à população carcerária, já que é muito difícil o deslocamento dos detentos até a sede do SAE.
Junto com a enfermeira Emiquerle estará a psicóloga Cleonice Souza Virgulino, que está capacitada pelo Ministério Público para realizar o teste e dar o aconselhamento necessário em caso do resultado positivo para o HIV.
?O teste rápido leva apenas 15 minutos para se ter o resultado. É preciso apenas a coleta de uma gota de sangue, como no teste de glicemia, mas o resultado tem uma margem de acerto perto de 100%, tanto, que é validado pelo próprio Ministério da Saúde?, explica Emiquerle.
...