Polícia intensifica blitz de trânsito em Ji-Paraná
(Josias Brito) No intuito de coibir as imprudências no trânsito e o auto índice de acidente que vem acontecendo em Ji-Paraná, o comandante do 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar), Tenente Coronel Márcio Ângelo Pinto, solicitou que fosse intensificada as operações de trânsito no município. Os trabalhos iniciaram no mês passado com a participação do Pelotão de Transito, soldados do Curso de Formação da Polícia Militar e da EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos de Ji-Paraná).
Segundo os coordenadores da operação de transito, a maior parte dos motoristas notificados nas blitzes, apresentam licenciamento anual vencido. Caso sejam parados sem que o veículo esteja de acordo com a lei, o veículo recebe multa e é rebocado por falta de licenciamento para o pátio da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).
Sargento Valdeci de Moraes, um dos coordenadores de trânsito do 2º BPM informou que vários veículos foram detidos pela blitz. ?Algumas motos foram rebocadas porque o motorista estava sem o capacete ou o passageiro também não usava o equipamento de segurança. Houve apreensão também de veículos porque o motorista não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou faltava o licenciamento?, disse o oficial.
Na operação, realizada na manhã da última quarta-feira (19), foram fiscalizados 205 veículos, sendo que deste 20 foram apreendidos e recolhidos no pátio da Ciretran e 23 condutores autuados e liberados no local.
Conforme ainda sargento Valdeci, as principais infrações e o que acontece quando o motorista é parado numa blitz é conduzir veículo sem qualquer uma das placas de identificação (Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro) - Trata-se de uma infração gravíssima (7 pontos na carteira). E o veículo é removido. Conduzir moto sem capacete ou transportando passageiro sem capacete (Artigo 244 do CTB) - Trata-se de uma infração gravíssima (7 pontos na carteira). E o motorista pode ter o direito de dirigir suspenso por um período de um mês a um ano. Além disso, o documento de habilitação é recolhido. Como o motorista não pode conduzir a moto sem carteira, o motociclista precisa apresentar alguém habilitado. Caso contrário, a moto será removida.
Também dirigir veículo sem possuir CNH ou Permissão para Dirigir (Artigo 162) - A infração é gravíssima (7 pontos na carteira). Neste caso, o motorista paga multa de três vezes o valor da infração e tem o veículo apreendido. Licenciamento vencido (Artigo 230) - Circular com veículo não licenciado é infração gravíssima (7 pontos na carteira). Se flagrado em ação de fiscalização de trânsito, além de ter o veículo apreendido, o motorista acumula sete pontos na carteira de habilitação.
...