Vereadores conseguem readequação da taxa do lixo
O vereador Marcos Rogério (PDT) conseguiu junto ao Prefeito Municipal, José Bianco (DEM), que os contribuintes que receberam a taxa de coleta de lixo em valores altos que procurem a Gerencia de Arrecadação, no segundo distrito, para que seja feita uma reavaliação dos valores. ?Em alguns casos a taxa cobrada foi desproporcional a realidade do imóvel e por isso houve a necessidade de uma readequação?, explicou o vereador.
Marcos Rogério juntamente com os vereadores Solange Pereira e Joziel Brito estiveram reunidos com o Prefeito e membros do Executivo, propondo mudanças nos critérios utilizados para a formulação da taxa de coleta de lixo.
Segundo o vereador, o valor cobrado está prejudicando o contribuinte por ser desproporcional a realidade dos imóveis. O vereador conseguiu junto ao Prefeito Municipal que os contribuintes que se sentirem lesados com o valor da taxa devem procurar a gerencia de arrecadação para que o valor seja reajustado.
Marcos explicou que a Prefeitura utilizou como critério para a formulação da taxa a metragem do imóvel e isso casou alguns transtornos, devido a desproporcionalidade. ?Um escritório de contabilidade que produz uma quantidade pequena de lixo não pode pagar o mesmo valor que um supermercado que produz lixo em maior quantidade, apenas pelo fato de os dois imóveis possuírem o mesmo tamanho estrutural?, exemplificou.
O vereador propôs uma redefinição dos critérios que formam a taxa levando em consideração o peso do lixo produzido por meio de uma estimativa, da mesma forma que é feito na contratação da empresa que presta este tipo de serviço.
?Se o critério para a contratação do serviço é a pesagem, não há motivos para que a cobrança seja feita pela metragem?, finalizou. Os vereadores ao utilizarem a tribuna para tratar do assunto durante a Sessão Ordinária desta terça-feira enalteceram a sensibilidade do prefeito José Bianco aceitando rever a situação, inclusive disponibilizando uma equipe para fazer as analises necessárias para resolução do problema.
...