Nova onda de frio chega a Rondônia no fim de semana
O pesquisador Daniel Panobianco divulgounota ontem, prevendo que uma nova onda de frio, a quarta de grande intensidade do ano, chega ao Brasil, especialmente o Estado de Rondônia, no próximo final de semana. A queda de temperatura ocorrerá em toda a Região Sul e em parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte no inicio da próxima semana, quando várias cidades deverão registrar recorde nos valores de temperatura mínima este ano.
"O sistema de Alta pressão que vem na retaguarda da frente fria é o mais intenso do ano, por enquanto, e por ter um deslocamento muito continental, a maioria dos modelos numéricos sugere em um quarto evento de friagem na Amazônia, especialmente os Estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas a partir do dia 31 de maio, próxima segunda-feira", explica o pesquisador.
Panobianco diz que, ao contrário das baixas temperaturas registradas há duas semanas, quando o frio foi recorde em mais de 21 anos em parte de Rondônia, Mato Grosso e Goiás, desta vez as menores temperaturas serão registradas no Sul e em parte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, onde a possibilidade de geada entre terça e quinta-feira (1 e 3 de junho) é alta. Em alguns pontos mais elevados das serras gaúcha e catarinense, o frio esperado é abaixo de 0°C, com marcas negativas em vários pontos.
Para o interior paulista e no sul, centro, oeste e leste de Mato Grosso do Sul, no mesmo período, projeta-se temperatura mínima variando entre 4°C e 6°C; Já para Mato Grosso, Acre, Rondônia e Goiás, a mínima no sul desses Estados deverá ficar abaixo dos 15°C, mas com ampla sensação de frio, por conta dos ventos que soprarão do quadrante sul. Confira abaixo os dados dos diversos modelos numéricos:...