Nova Colina discute melhorias em audiência pública
>A população reivindica transporte, recuperação de pontes e instalação de antenas para telefonia móvel
(Josias Brito) A população do Distrito de Nova Colina, em parceria com a ACARI (Central das Associações Rurais do Setor Riachuelo e Indígenas da Reserva Igarapé Lourdes), promoveu no mês passado uma audiência pública para discutir segurança pública, projetos sócios educativos e melhorias para a comunidade local. O evento, realizado na quadra de esporte da Escola Estadual Tupã, contou com a participação do comandante da Coordenadoria Regional de Policiamento, TC Bitencourt, o comandante do 2º BPM, TC Márcio Ângelo Pinto, o subcomandante Major Tupã, o comandante da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo, capitão Magalhães, o policial civil José Eduardo M. Andrade, representando o Delegado Regional Alexandre Árabe. e os vereadores Joziel Carlos de Brito (PMDB) e Marcos Rogério (PDT), além de autoridades, representantes religiosos e da comunidade.
O aumento do consumo de drogas e da violência entre jovens em Nova Colina, assim como as questões do trânsito, a prostituição infantil, a violência contra as mulheres, crianças e adolescentes, foram alguns dos temas abordados na audiência pública. Outros pontos debatidos foram a regularização fundiária, construção de creche, pavimentação de ruas, iluminação pública em seis ruas, reforma e ampliação do Centro de Saúde, transporte escolar, transporte de ônibus do Distrito a Ji-Paraná, recuperação de pontes e instalação de antenas para telefonia móvel, TV local e rádios.
O presidente da Acari, Paulo Crisostt B. Leite disse que os temas foram debatidos entre os moradores de Nova Colina, durante o 1º Fórum Comunitário, realizado no inicio deste ano, e contou com a participação da população tanta da área urbana, quanto rural, juntamente com as lideranças de associações e cooperativas do Setor Riachuelo. ?Durante o fórum debatemos vários temas e agora estamos convidando as autoridades para explicar a população em audiência pública sobre as providências para sanar as necessidades da comunidade?, enfatizou.
TRANSPORTE ? Segundo o presidente da Acari, um problema que a população tem enfrentado é a falta de ônibus entre o distrito e a cidade de Ji-Paraná. A população reclama tanto dos horários do ônibus como também da superlotação que ocorrem todos os dias. ?O ônibus tem capacidade de no máximo 46 pessoas sentadas e as vezes ele vem com mais de 100 moradores?, disse Aparecida Candida.
Algumas pessoas que dispõe de moto e fazem faculdade em Ji-Paraná, fazem o trajeto diariamente para não perderem o curso. ?Minha filha está grávida de cinco meses e, pelo menos uma vez por semana, faz o trajeto debaixo de chuva numa moto, devido a falta de horários mais flexíveis do ônibus?, informou Irani de Freitas Simão.
MAIS SEGURANÇA ? Durante a audiência, tanto o comandante do 2º BPM, quanto o comandante da CRP II, falaram sobre o policiamento no Distrito de Nova Colina e como os trabalhos são realizados na localidade. ?Temos apoiado e incentivado nos policiais a garantirem segurança e uma integração com a comunidade, pois sem a ajuda da comunidade não há um policiamento eficiente?, garantiram os oficiais.
O policial civil José Eduardo colocou a Delegacia Regional a disposição da comunidade, assim como o disque denúncia. ?Qualquer pessoa que precisar de informações ou ate mesmo fazer uma denuncia poderá ligar para o número 0800.647.1818 e será prontamente atendida?, concluiu.
COMPROMISSO ? Os vereadores Joziel Carlos de Brito (PMDB) e Marcos Rogério (PDT), firmaram compromisso com a comunidade de cobrarem a Semosp e as empresas de comunicações, a secretarias de Saúde e Educação e também o proprietário da empresa de ônibus, soluções imediatas para resolverem os problemas debatidos na audiência. ?Estamos convictos dos problemas que a população de Nova Colina está enfrentando e como representantes do povo, iremos levar estas reivindicações aos responsáveis pelas execuções destes serviços e cobrar deles providências imediatas?, disseram os vereadores.
...