Encontro discute propostas de inclusão social em Ji-Paraná
(Da redação) Aconteceu ontem (7), em Ji-Paraná a abertura oficial do 5º Seminário de Educação Inclusiva, que está sendo realizado no auditório do restaurante Caleche, e é uma promoção da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação). O evento começou nesta segunda-feira irá se estender até a próxima sexta-feira (11).
Segundo informações do Secretário Municipal de Educação, Vanderlei Nunes, 18 municÃpios estão com representantes participando do evento. ?Ji-Paraná tem sido pioneira neste tipo de evento e centraliza os municÃpios vizinhos, o que só tem a agregar mais valor ao evento e a troca de informações que são passadas pelos profissionais, especÃficos de cada cidade. Já é o nosso quinto evento deste porte e teremos uma programação especial durante toda a semana?, afirmou o Secretário.
Segundo dados fornecidos pelo Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado, do MEC (Ministério da Educação), a realidade brasileira e mundial retratam uma péssima condição social do povo, diante disso, existe uma tendência na mentalidade polÃtica que pensa em projetos baseados na ética e cidadania.
à comum que alguns teóricos contemporâneos apresentem dados da realidade mundial que enunciam algumas das facetas do tema da exclusão social no que se relaciona à educação: 125 milhões de crianças em todo o mundo não frequentam a escola, sendo que as meninas são dois terços desse grupo; 150 milhões de crianças abandonam a escola antes de aprender a ler ou escrever; 12 milhões de crianças morrem por doenças ligadas à pobreza todos os anos; um em cada quatro adultos nos paÃses em desenvolvimento não sabe ler nem escrever; dois terços são mulheres; apenas cerca de 1% dos deficientes fÃsicos frequentam algum tipo de escola na maioria dos paÃses em desenvolvimento.
No encontro que começou ontem, o objetivo principal é buscar estratégias que se traduzam em melhores condições de vida para a população, na igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e também atuar na construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos membros das comunidades escolares, proposta que é uma alternativa para enfrentar essa situação e um bom caminho para um trabalho que visa à democracia e à cidadania.
...