Anvisa recebe nota máxima em avaliação internacional
(Da redação) A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) concedeu nota máxima à atuação da vigilância sanitária brasileira. Uma equipe formada por profissionais do México, Colômbia, Chile, Venezuela e Portugal, após passar uma semana conhecendo e avaliando o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), divulgou na última sexta-feira (4) os resultados da auditoria.
O processo, conhecido como pré-qualificação, reconhece a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Brasil e amplia o mercado mundial para os produtos produzidos no país. Com o reconhecimento da Opas, a Agência pode participar dos processos licitatórios do Fundo estratégico da Organização Mundial da Saúde. Este fundo assegura um fluxo constante de medicamentos e insumos a um custo reduzido para os programas prioritários de saúde pública dos países associados.
Além da Anvisa, foram avaliados o Instituto Octavio Magalhães (Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais) e a vigilância sanitária de Goiás, que representaram os estados e municípios do Sistema. Um laboratório do pólo farmoquímico de Anápolis (GO) representou os fabricantes de medicamentos.
...