Batalhão da PM de Ji-Paraná participa da Operação Fronteiras e Divisas
(Josias Brito) Começou na manhã da última quarta-feira (9), por volta das 6 horas a operação Fronteiras e Divisas 2010. O 2º BPM (Batalhão de Polícia Militar), em Ji-Paraná, cumprindo cronograma estadual, simultaneamente com os outros Batalhões no Estado, deflagrou com êxito a operação ?Fronteiras e Divisas?. Cerca de 30 policiais do GOE (Grupo de Operações Especiais), da 1ª Cia (Companhia de Policiamento Ostensivo) e Policiais Militares de São Miguel do Guaporé, foram empregados nesta operação. A operação se estende até o dia 13 de junho.
Segundo o comandante do 2º BPM, Tenente Coronel Márcio Ângelo Pinto, os policiais militares desenvolverão ações típicas de polícia ostensiva, através do policiamento ostensivo fardado e com utilização do processo motorizado, durante a Operação Integrada com outros órgãos de Segurança Pública, para combater delitos típicos da região de fronteira e ambientais da região.
Na operação, serão combatidos crimes de tráfico de drogas, porte de armas e de pessoas em crimes ambientais, descaminho e contrabando oriundo da Bolívia. Os policiais militares envolvidos na operação estarão também autuando em delitos de golpe do seguro e de olho nos atravessadores de veículos para o país vizinho.
As equipes estão subdivididas em guarnições que estarão frente a frente com o crime e irão policiar toda área que dá acesso ao município de Costa Marques, fronteira do Brasil com a Bolívia; tanto setor urbano, rural como áreas ribeirinhas do Rio Guaporé. O Grupo de Operações Especiais está atuando na operação nas áreas rurais dos dois municípios. A operação conta ainda com o apoio do IDARON (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia), na fiscalização dos animais na fronteira.
FALCÃO 01 ? A operação Fonteiras e Divisas conta ainda com o apoio do helicóptero da Avsegp (Aviação Operacional Pública), da Sesdec (Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania). A aeronave sobrevoou, na manhã de ontem (9) e prestou apoio aos policiais que estavam em terra.
O Coordenador Regional de Policiamento II, Tenente Coronel Pedro Leopoldo Bitencoutt, esteve no local e sobrevoou os pontos de barreiras realizados pelos policiais. O oficial acompanhou, as abordagens dos policiais e as vistorias nos veículos.
Independentemente da operação o Policiamento de Rádio Patrulha no perímetro urbano, permanecem inalterados atendendo as solicitações dos cidadãos. A guarnição de trânsito também está realizando as abordagens aos veículos automotores. ...