Semana nacional do Migrante é comemorada em Ji-Paraná
(Josias Brito) A equipe da Pastoral dos Migrantes de Ji-Paraná, vinculada ao SPM (Serviço Pastoral dos Migrantes), órgão vinculado às Pastorais Sociais da CNBB, iniciou no último domingo (13), as atividades em comemoração a ?25ª Semana do Migrante 2010?. O evento que se encerra no próximo domingo (20), tem como tema ?Por uma economia a serviço da vida?.
O membro da equipe organizadora o leigo scalabriniano Antônio Marcos Gross dos Santos, disse que a semana está sendo um espaço aberto a todos que se setem envolvidos com a realidade dos migrantes no contexto local e buscam ações solidárias de defesa dos direitos dos migrantes a fim de construir um mundo mais solidário e plural.
Segundo Antônio Marcos, todos os anos a ?Semana do Migrante aborda o tema da Campanha da Fraternidade sob a ótica das migrações. Neste ano, o tema escolhido foi ?Por uma economia a serviço da vida?, que tem como reflexão o de que é preciso transformar nossa organização econômica, de modo que a economia esteja a serviço da vida, e não o contrário. ?Prestamos especial atenção à dupla condição do migrante em nossa sociedade: mercadoria e sujeito. Numa sociedade em que o direito à vida deixa de ser importante e é suplantado por imperativos econômicos, os migrantes são tratados como mercadorias, descartáveis, anônimos. Por que migram? Não se trata de livre iniciativa. Hoje, o que move o mundo são as migrações forçadas, sejam elas motivadas por dificuldades econômicas, violência (tráfico de pessoas, perseguições políticas) ou até mesmo os refugiados climáticos ou ambientais?, ressaltou o organizador.
O Leigo Scalabriniano informou ainda que neste ano, a Semana do Migrante é ainda mais especial, pois o Serviço Pastoral dos Migrantes comemora 25 anos. Em Ji-Paraná, deixou sua marca nas atividades do Centro de Estudos e Pastoral dos Migrantes, na Paróquia São Sebastião e, hoje prossegue seu trabalho de assistência aos migrantes, atuando nos setores de trabalhadores temporários, brasileiros no exterior e retornados e o intenso processo de urbanização que enfrentamos na cidade.
PROGRAMAÇÃO ? A abertura da Semana do Migrante aconteceu às 18 horas do último domingo, com celebração na comunidade Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, no Bairro Santhiago, Km 5. Hoje (16), a partir das 19 horas acontece a abertura do Ano Eleitoral, no auditório da Ulbra. O encerramento será às 19 horas deste sábado (19), na Catedral São João Bosco, seguindo da Noite Cultural, na quadra da Comunidade Dom Bosco e no domingo, celebrações nas comunidades São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima.
...