MEC discutirá educação durante palestra em Ji-Paraná
(Josias Brito) O professor Francisco das Chagas Fernandes, secretário executivo adjunto do Ministério da Educação estará ministrando palestra durante do 1º Seminário Municipal dos Profissionais da Educação de Ji-Paraná. O evento acontece nesta quinta-feira (17), a partir das 13 horas, no auditório da Ulbra. Francisco das Chagas estará abordando temas como o Plano Nacional de Educação e a Lei 12014, que torna os funcionários das Escolas Públicas, devidamente habilitados em profissionais da Educação. O evento é organizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e do CME (Conselho Municipal de Educação) e pela Câmara de Vereadores.
A Lei 12014/2009, de autoria da Senadora Fátima Cleide (PT-RO), foi sancionada pelo presidente Lula em agosto do ano passado e alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para definir quem são os trabalhadores de escola que podem ser considerados profissionais da educação. O evento reunirá pessoas que atuam nas cantinas, nas secretarias escolares, nas bibliotecas, na limpeza, no cuidado e segurança dos alunos e espaços de lazer etc. para debater a lei e seu resultado no ambiente escolar.
Para os profissionais da educação, a lei sancionada pelo presidente Lula foi um passo fundamental para avançar na valorização dos que trabalham na escola, que não são docentes mas desempenham papel de educadores também, que se afirmam como educadores. São mais de 1 milhão de trabalhadores no Brasil, a grande maioria mulheres e com baixa formação escolar, que precisam sair da invisibilidade.
Apoio para formação com habilitação profissional e plano de carreira são questões em debate e que, no primeiro caso já acontece no âmbito do governo federal, que oferece o programa ProFuncionário mediante convênio com vários estados brasileiros. O Secretaria de Educação convida os profissionais da área para esse evento, que irá contribuir muito para esclarecer dúvidas e informá-los sobre novos passos na luta para a efetiva valorização profissional de todos e todas.
...