SEMED realiza seminário dos profissionais da educação em Ji-Paraná
> O evento teve como objetivo discutir o Plano Nacional de Educação e a Lei Federal 12014
(Da Redação) A Prefeitura de Ji-Paraná, através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), com apoio da Câmara de Vereadores e do CME (Conselho Municipal de Educação, realizou na tarde da última terça-feira (17), o 1º Seminário Municipal dos Profissionais da Educação de Ji-Paraná. O evento aconteceu no auditório A do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji-Ulbra).
As 24 escolas da rede municipal mandaram cinco representantes cada uma, além da participação de funcionários das instituições da rede estadual, privada e faculdades. Representantes de seis municípios também se fizeram presentes.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Vanderlei Nunes, o seminário teve como objetivo discutir o Plano Nacional de Educação e a Lei Federal 12014/2009 que torna os funcionários das escolas públicas, como: zelador, vigilante, merendeira e secretários, devidamente habilitados como profissionais da Educação. ?Essa lei vai quebrar vários paradigmas, pois antes, esses profissionais não eram considerados da educação, com valorização de serem também educadores. Todos que fazem parte de uma Secretaria de Educação, independente do cargo que ocupam, também são educadores?, explicou Vanderlei.
Segundo a Senadora Fátima Cleide, os funcionários das escolas públicas de todo o Brasil, devidamente habilitados, passam a ser oficialmente reconhecidos como profissionais da educação básica. A lei 12.014 / 2009, foi sancionada sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ?A luta pelo reconhecimento e valorização dos funcionários de escolas é de muitos anos, e representa um grande avanço nas políticas públicas para melhorar a qualidade e a eficácia da educação brasileira?, disse a senadora, muito contente com a sanção do projeto.
Para a Coordenadora de Políticas Pedagógicas da SEMED e Coordenadora do Seminário, Alexandra Ortiz, a lei 12.014/2009 coloca uma perspectiva de futuro para os trabalhadores das escolas da educação básica que, agora, serão incentivados a buscar formação técnica em suas áreas de atuação e graduação em pedagogia.
O Seminário contou com a presença de Francisco Chagas Fernandes, Secretário Adjunto Executivo do MEC, que ministrou uma palestra sobre a lei 12.014. Para Francisco, mais de um milhão de funcionários, em todo o Brasil, serão beneficiados, incentivando a formação profissional dos funcionários de escolas, de forma a que possam obter a valorização que corresponde à sua efetiva contribuição para a melhoria da educação brasileira.
...