Torcedor irritado danifica viatura da GOE em Ji-Paraná
(Josias Brito) O jovem Jonathas Sartório Ferreira do Carmo, ficou enfurecido após a vitória da Seleção Brasileira contra a equipe do Costa do Marfim e acabou danificando a viatura do GOE (Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar), em Ji-Paraná. Por volta das 20 horas do último domingo (20), o jovem estava em meio a concentração de torcedores na avenida Vilagran Cabrita, no Centro da Cidade, embriagado, o rapaz jogou uma garrafa de bebida que acabou atingindo o parabrisa da viatura da Polícia Militar.
Segundo o comandante do 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar em Ji-Paraná), Tenente Coronel Márcio Ângelo Pinto, este fato aconteceu depois que tinha acabado a concentração dos torcedores no centro da cidade. ?A carreta de som já havia sido desligada e a maioria das famílias que estavam torcendo no local já tinham ido para suas casas, quando um grupo de jovens, que estavam ingerindo bebidas alcoólicas, acabaram cometendo este ato contra a viatura?, ressaltou.
O comandante que participou ativamente da segunda fase da operação ?Hexa?, disse que tirando este episodio, o resultado da operação foi bastante positivo e não houve alteração no período do jogo até ás 20 horas da noite, quando ocorreu a agressão contra os policiais e o tumulto. ?A população que se fez presente, torceu pela seleção e fez carreata pelas ruas em comemoração a vitória, sem qualquer problema de desordem?, informou.
GRANADAS - Durante o tumulto, houve um iniciou de conflito entre os torcedores e os policiais, sendo necessário o reforço e o uso de quatro granadas de efeito moral para desfazer a multidão. O veículo L200 da GOE teve o pera brisa dianteiro quebrado. De acordo com o Boletim de Ocorrência 1750, houve a prisão de quatro pessoas por danos a patrimônio público.
Os policiais informaram que na maioria das vezes que ocorrem eventos no Centro, em especial no pátio do Posto Vitória, há confusão e tumulto por parte de jovens que se aglomeram no local e além de ingerirem bebidas alcoólicas, ainda fumam no pátio, ato que é proibido por lei devido o local ser utilizado no comércio de produtos inflamáveis.
Nesta operação foram empregados 10 policiais da GOE, 20 alunos do Curso de Formação da PM e 26 oficiais e policiais militares. Além de oito viaturas, quatro motocicletas e dois ônibus da prefeitura. Os policiais ainda realizaram blitzes após a confusão, onde foram abordados 14 veículos, sendo apreendidos e conduzidos ao pátio do Detran seis veículos irregulares.
...