Anvisa divulga relatório alertando para alto consumo de agrotóxicos
(Da redação) Agrotóxicos que apresentam alto risco para a saúde da população são utilizados, no Brasil, sem levar em consideração a existência ou não de autorização do Governo Federal para o uso em determinado alimento. É o que apontam os novos dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, divulgados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na semana passada, em Brasília.
Em 15 das vinte culturas analisadas foram encontrados, de forma irregular, ingredientes tóxicos para a saúde humana. ?Encontramos agrotóxicos, que estamos reavaliando, em culturas para os quais não estão autorizados, o que aumenta o risco tanto para a saúde dos trabalhadores rurais como dos consumidores?, afirmou o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.
Nesta situação, chama a atenção a grande quantidade de amostras de pepino e pimentão, cebola , tomate, alface e cenoura contaminadas.
De acordo com o diretor da Anvisa, os agrotóxicos encontrados ?são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade comprovado, que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer?, alertou Barbano.
CUIDADOS - Para reduzir o consumo de agrotóxicos em alimentos, o consumidor deve optar por produtos com origem identificada. Essa identificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas.
É importante, ainda, que a população escolha alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada (que recebem carga menor de agrotóxicos). Alimentos orgânicos também são uma boa opção, pois não utilizam produtos químicos para serem produzidos.
Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes apenas nas superfícies dos alimentos. ?Os supermercados também tem um papel fundamental nesse processo, no sentido de rastrear, identificar e só comprar produtos de fornecedores que efetivamente adotem boas práticas agrícolas na produção de alimentos?, afirma o gerente da Anvisa.
...