Bastardos Inglórios (Quentin Tarantino, 2009) - Por Bianca Carvalho
Atenção! Spoilers Abaixo:
Geralmente quando os filmes falam da Segunda Guerra Mundial, exploram os Judeus como coitadinhos sendo massacrados e destacam a violência alemã. Quentin Tarantino brincou com a história em Bastardos Inglórios. Tarantino não só mostrou um ponto de vista de ?como seria? se os judeus tivessem se revoltado contra os abusos nazistas, como também não fez mais um filme recheado de clichês.
Tarantino pegou um assunto histórico já batido e o renovou. ?Os Bastardos? são um grupo de soldados americanos, Judeus e alemães traidores do exército alemão que planejam matar os nazistas que ocupam a França. O grupo é chefiado pelo tenente Aldo Raine. Eles são sanguinários, violentos e expressivos, personagens típicos dos filmes de Tarantino.
Em outro ponto da estória, está Shoshanna Dreyfus, personagem de Melánie Laurent. Uma jovem judia, que sobreviveu a execução de sua família e acaba se refugiando na França onde surge como dona de Cinema, e planeja vingança contra os nazistas. Tarantino dialoga uma cena com outra e a realidade com a ficção. Um bom exemplo é a vingança de Shoshanna no final do filme, com ares fantasmagóricos. Assim como na primeira cena em que a apatia do fazendeiro em contrasta com a virilidade do Coronel Hans Landa, conhecido como Caçador de Judeus, bem ilustrada na golada de leite, por exemplo. Uma referência a uma França derrotada e uma Alemanha no auge de suas conquistas.
O Diretor que é mestre em criar cenas de extrema violência e humor negro, não deixou a desejar. Mas, foi contido se comparado com outros de seus filmes como Cães de Aluguel e Pulp Fiction. Mesmo sendo pesadas a cenas não deixaram de ser hilária pela maneira que são retratadas, não fugindo do estilo tarantinesco.
Outra característica marcante de Tarantino que reaparece em Bastardos, são as referências. Como sempre, o Diretor remete a filmes antigos e clássicos onde mistura tudo com cultura pop, um exemplo é a música de David Bowie, que inesperadamente aparece em uma das cenas.
Bastardos Inglórios um filme que apesar de lidar com o nazismo, não ficou cansativo e clichezado, uma obra extremamente original, que mostra que na sétima arte tudo é possível, até mudar a história. E Quentin Tarantino mostrou que sabe fazer piadinhas (de fato) engraçadas.
Elenco:
Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Eli Roth, Michael Fassbender, Diane Kruger, Daniel Brühl, Til Schweiger, Gedeon Burkhard, Jacky Ido, B.J. Novak, Omar Doom, August Diehl, Denis Menochet
? Bianca Carvalho é acadêmica do último período da UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo).
...