ELEIÇÕES 2010: cinco candidatos disputam governo de Rondônia
Fechado o período para a realização das convenções partidárias, o governo do Estado de Rondônia será disputado por um total de cinco candidatos. Confúcio Moura, indicado pela coligação denominada Aliança por uma Rondônia Melhor para Todos, formada pelo PMDB, PDT, PRTB, PC do B e DEM; Eduardo Valverde, indicado pela coligação formada pelos partidos PT, PSB e PC do B; Expedito Júnior, indicado pela coligação formada pelo PSDB, PR, PSC, PRB, e PT do B; João Cahulla, indicado pela coligação formada pelo PPS, PP, PHS, PSDC, PTN, PTB, PRP, PSL, PV, e PMN; e ainda, Marcus Sussuarana, indicado pelo PSOL.
As composições para a indicação de candidatos vice-governador, bem como para as vagas ao Senado Federal, fizeram com que os partidos se mobilizassem até os últimos instantes do prazo concedido pela Justiça Eleitoral. Porém, até o final da tarde de ontem, nem todos ainda haviam confirmado os candidatos a vice. A certeza era apenas para os vices de Confúcio, que será o empresário Aírton Gurgacz (PDT; de Eduardo Valverde, que será Cleiton Roque (PSB) vereador em Pimenta Bueno; de Expedito Junior, será Miguel de Souza (PR); de João Cahulla, que será o deputado estadual Tiziu Jidalias (PP); e, de Marcus Sussuarana, que será a enfermeira Jovelina Caon (PSOL).
PRESIDÊNCIA - A disputa eleitoral deste ano também envolverá a Presidência da República, sendo que um 11 candidatos foram confirmados nas convenções partidárias, sendo que os partidos ainda têm cinco dias para registrar ou não as suas candidaturas. Os candidatos aprovados em convenção foram os seguintes:
Américo de Souza (PSL) - Bacharel em direito, ciências econômicas, administração, ciências contábeis e pós-graduado em engenharia administrativo-econômica. É ex-deputado federal e ex-senador pelo Maranhão.
Dilma Rousseff (PT) - Formada em Economia, foi secretária estadual de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e depois ministra-chefe da Casa Civil.
Ivan Pinheiro (PCB) - Advogado, é secretário geral do PCB. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.
José Maria Eymael (PSDC) - Formado em direito, com especialização na área tributária, e em filosofia pela PUC-RS. Ex-deputado federal, já disputou a Presidência duas vezes.
José Serra (PSDB) - Ex-governador de São Paulo, já foi deputado federal, senador e ministro da Saúde e do Planejamento. Formado em Economia, e em Engenharia, pela USP.
Levy Fidélix (PRTB) - Atuou como apresentador de TV, diretor de criação em agências de publicidade e professor. Foi um dos fundadores do PL e esteve no PTR. Já disputou eleições para presidente da República.
Marina Silva (PV) - Formou-se em história. Foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual, senadora e ministra do Meio Ambiente, de 2003 a maio de 2008.
Oscar Silva (PHS) - É advogado e secretário geral nacional do PHS.
Plínio Arruda Sampaio (Psol) - Promotor público aposentado, é mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). É presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária.
Rui Pimenta (PCO) - Formado em jornalismo, participou da fundação do PT, atuou no sindicalismo e ajudou a fundar a PT e o PCO.
Zé Maria (PSTU) - Metalúrgico, foi um dos fundadores do PT e do PSTU. Integra a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).
...