Tuberculose é tema de capacitação em Ji-Paraná
>O município tem sido referência no tratamento da doença no Estado e já recebeu três certificados do Ministério da Saúde
(Josias Brito) Médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da rede pública de Ji-Paraná estão sendo capacitados em novos tratamentos contra a tuberculose. O treinamento aconteceu na manhã da última quinta-feira (1), por volta das 9 horas, no auditório da 1ª DRS (Delegacia Regional de Saúde). O evento foi para capacitação e implantação do Protocolo de Enfermagem aos casos de Tuberculose.
Coordenado pela Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), o evento teve a finalidade de apresentar novos conhecimentos terapêuticos da doença aos participantes. Além disso, houve a proposta que prevê também a inserção de novos esquemas aos tratamentos, segundo informações dos organizadores. ?Esquemas de tratamentos são as maneiras que devem ser ministrados os medicamentos?, explica a enfermeira Viviane Teixeira, chefe do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Segundo ela, o treinamento chega na hora certa. ?É importante a descentralização dos tratamentos iniciais de uma pessoa com a doença, pois assim o cidadão terá mais acesso à saúde?, esclareceu a enfermeira, em programa radiofônico.
O evento seguiu as orientações do Ministério da Saúde que busca, em toda a rede pública de saúde do País, identificar e tratar os pacientes suspeitos com o diagnóstico diminuindo assim a transmissão da doença na comunidade.
CERTIFICADOS - o município de Ji-Paraná foi contemplado, neste ano, com três certificados. Primeiro por ter atingido 100% do indicador proporção de casos da doença com encerramento informado, depois por ter percentual inferior a 5% no indicador proporção de abandono do tratamento dos casos novos, ambos com base em dados de 2007; e o último por ter atingido percentual superior a 57% no indicador proporção de casos de retratamento que realizaram o exame de cultura em 2008.
A certificação foi entregue durante a solenidade de abertura do IV Encontro Nacional sobre Tuberculose, realizado de 26 a 30 de maio, no Rio de Janeiro, ocasião em que o Governo de Rondônia foi representado pela enfermeira Nilda de Oliveira Barros, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose ligado à Agência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo a coordenadora, o reconhecimento do (MS/SVS) ocorreu pelo fato de o Estado de Rondônia ter sido um dos sete que repassaram todas as informações necessárias ao acompanhamento e controle da doença em todo o País.
...