Idaron vacina um milhão de reses no Vale do Guaporé
As quatro unidades da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) dos municÃpios que compõem o Vale do Guaporé vacinaram pouco mais de um milhão de bovÃdeos neste primeiro semestre de 2010 na região e na fronteira com a BolÃvia. Os números são referentes à 28ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa no Estado, concluÃda em junho.
Segundo os relatórios finais das quatro unidades locais da Idaron na região, em São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques foram vacinados 985.880 bovÃdeos, sendo 99 cabeças de búfalos. Conforme o chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Costa Marques, Claudiomiro da Cruz, ainda se deve acrescentar ao número total, cerca de 20 mil cabeças de gado imunizadas no lado boliviano da fronteira rondoniense. ?Isto acontece porque a Idaron tem se preocupado com a possibilidade de entrada pela BolÃvia de gado infectado com a febre aftosa, o que prejudicaria muito os produtores de Rondônia, devidos à s normas sanitárias exigidas neste setor da economia?.
Já São Francisco do Guaporé se destaca como o maior produtor da região, respondendo por 40% dos bovÃdeos do Vale do Guaporé. De acordo com o chefe da Ulsav no municÃpio, José Wellington Drummond, ?nos últimos três anos, houve um aumento de 46 mil novas cabeças de gado aqui. O que representa em 2010 um total de cerca de 393.500 bois, vacas e búfalos vacinados em São Francisco?.
CRESCIMENTO ECONÃMIC0 - Entretanto, o municÃpio que possui o maior número de propriedades com criação de bovÃdeos é São Miguel do Guaporé, são ao todo 2.697 atendidas pela Idaron na cidade. Segundo o chefe da Ulsav, Thiago Alves, nestes três anos houve um aumento de 160 propriedades no municÃpio. Para ele, atendendo ao aumento da demanda no atendimento, ?o Governo do Estado vem investindo maciçamente em infra-estrutura e pessoal nas Unidades Locais da Idaron. Em São Miguel não tem sido diferente, apesar do aumento no rebanho e de propriedades atendidas, podemos garantir que 100% do gado está vacinado?.
Ainda de 2007 para cá, na região, o municÃpio de Seringueiras foi que teve um aumento percentual maior no Vale do Guaporé. Comparando-se os relatórios de vacinação nestes três últimos anos, houve um incremento de 13,9% no rebanho ou 17.613 novas cabeças de gado em Seringueiras, o que representa um salto de 126.718 para 144.331 bovÃdeos no municÃpio.
Para o chefe da Ulsav de São Francisco a importância do trabalho da Idaron é parte fundamental no processo de crescimento econômico de Rondônia. ?Hoje, com investimentos do Governo Estadual num atendimento cada vez melhor à população em nossa cidade e no Estado todo, o crescimento do rebanho em São Francisco é apenas reflexo de um desenvolvimento construÃdo com muito trabalho e respeito?, finaliza José Wellington Drummond.
...