O milagre da Constitucionalista
O milagre da Constitucionalista
por Padre Luizinho*
Quero contar para você um acontecimento de fé que ocorreu em meio à Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo. A linda história da imagem de Nossa Senhora que ?sobreviveu? ao ataque de uma bomba.
No município de Lavrinhas, no Vale do Paraíba paulista, existia uma antiga fazenda de café chamada ?Santo Antônio?. A fazenda possuía mais de 300 km2 e foi muito próspera até 1914, na época de ouro da política do café com leite. Com a decadência do ouro verde, as terras foram cedidas aos padres salesianos que lá inauguraram o Seminário Menor com o nome de ?Colégio São Manuel? em homenagem ao santo de devoção do doador das terras, o Coronel Horta. O Colégio foi edificado exclusivamente para a formação de novos religiosos.
Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o Colégio São Manuel servia de hospital para as tropas de São Paulo que lutavam bravamente contra as tropas federais no Vale do Paraíba. Até que chega à cidade uma ordem, por parte das tropas federais, para que derrubassem o colégio. Mas o São Manuel contava com um trunfo, a Mãe Protetora Nossa Senhora Auxiliadora.
Podemos entender o ocorrido pelos escritos do Pe. Antonio Corso que testemunhou este episódio: ?Uma bomba de canhão cai certeira sobre o alvo! Deixando intacto o casarão do Colégio, ela busca a capelinha, o antigo engenho da fazenda e vai explodir em meio ao presbitério, bem diante da maravilhosa imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. O efeito da explosão foi um grande rombo no chão e a lembrança da passagem da bomba pelo teto e? nada mais!?
No dia seguinte, um jornal de São Paulo se perguntava em grande manchete: ?Ainda existem milagres??. E narrava a proteção celeste de Nossa Senhora àquele colégio salesiano na fronteira do estado de São Paulo com o Rio de Janeiro. A Imagem ficou intacta depois de uma bala de canhão cair muito próximo a ela.
A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora veio da Espanha para o Brasil em 1917. Foi esculpida artisticamente em um metro e oitenta centímetros de madeira, em Sarriá, Barcelona O escultor, um irmão salesiano daquele país, chamado Mestre Cristóvão, esculpiu-a de joelhos, pois para ele, esculpir aquela imagem, não era um trabalho e sim uma oração.
Se o providente amor de Deus foi capaz de proteger o colégio que abrigava refugiados por meio da imagem de Sua Mãe Santíssima, o que Ele não poderá fazer em nossos corações? Uma verdadeira revolução de amor e de paz. Este exemplo nos ajuda a abrir nossos olhos para enxergar que, em meio a tantas revoluções que o mundo tem passado, a verdadeira revolução é edificar relacionamentos de compreensão, respeito, confiança e cooperação. E para isso é necessário formar homens bons, cristãos e verdadeiros cidadãos, capazes de lidar com os grandes desafios da vida.
*Padre Luizinho é Formador na casa de Discipulado da Canção Nova.
...