Marcos e Neymar: confronto de gerações
A data é 5 de fevereiro de 1992. Em Mogi das Cruzes (SP), nascia Neymar da Silva Santos Júnior. Enquanto isso, em São Paulo, Marcos Roberto Silveira Reis, aos 18 anos, já dava seus primeiros passos como atleta do Palmeiras ? a estreia do então cabeludo Marcos, pelo Verdão, ocorreu em 16 de maio de 1992, contra o Guaratinguetá.
A data é 15 de julho de 2010. Palmeiras e Santos duelam pelo Brasileirão, no Pacaembu, e os dois personagens citados anteriormente aparecem como protagonistas. Aos 18 anos de idade, o menino Neymar já carrega o status de astro do Santos, cobiçado por diversos clubes europeus. O experiente Marcos, aos 36, ostenta um currículo recheado de títulos e já pensa na aposentadoria no fim da temporada.
De um lado, a maioridade do jogador santista. Do outro, a maioridade de Marcos como atleta do Verdão. Quem vai levar a melhor?
Desde o ano passado, quando Neymar estreou pelos profissionais, os dois já se enfrentaram por cinco vezes. Foram duas vitórias para cada lado, e um empate. Hoje (15), pode ser o dia do tira-teimas.
Em reportagem de uma revista esportiva da capital paulista, o goleiro Marcos comentou sobre a curiosidade envolvendo a idade dele com a de Neymar.
?Hoje, os atletas sobem muito cedo. É claro que o Neymar é um jogador diferente, qualificado. Dentro de campo, parece até mais velho e experiente. Mas, na minha época, goleiro demorava muito tempo para subir, falavam que goleiro só ficava bom depois dos 30 anos. Hoje em dia, se o moleque já mostra no júnior que tem condições, ele vai para os profissionais?, afirmou.
O Santo palmeirense também faz coro pela convocação do santista para a Seleção Brasileira.
?Eu convocaria, com certeza. Neymar e Ganso, na opinião de todo mundo, até para a Copa já poderiam ter ido? declarou, lembrando ainda de Paulo Henrique Ganso.
Para o jogo de hoje, porém, Marcos ainda é considerado dúvida. Recém-recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo, o capitão passou por um teste ontem (14).
?Esses dias eu treinei com bola. Tive um retrocesso, mas não senti dor. Agora, vou decidir se devo jogar ou não?, finalizou o goleiro do penta.
...