Rondônia terá projeto voltado aos pequenos agricultores
O secretário de Estado de Assistência Social, Sebastião Calegari Filho, anunciou na última quinta ? feira (15), que ainda neste semestre será lançado em Rondônia o Projeto Pais ? Plantar o Amanhã. A iniciativa consiste na implantação de unidades agro-ecológicas integradas e sustentáveis, onde o pequeno agricultor poderá num reduzido espaço plantar produtos hortifrutis e ao mesmo tempo criar aves, facilitando dessa forma o manejo da sua propriedade. ?Uma das prioridades é contribuir para que o agricultor familiar utilize a sua área da melhor forma possível, tendo em vista que a mesma geralmente é limitada para comportar a produção?, declarou Calegari.
Serão implantadas 65 unidades em treze municípios de Rondônia que pertencem ao Consórcio Nacional de Segurança Alimentar e Desenvolvimento (Consad 7 de dezembro). Trata ? se de territórios criados por instituições que atuam na segurança alimentar.
Cada município de Rondônia será contemplado com cinco unidades, as quais serão distribuídas para agricultores que se enquadrem no perfil de vulnerabilidade social estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Os municípios contemplados no estado são: Alvorada do Oeste, Castanheiras, Governador Jorge Teixeira, Jarú, Ji ? Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobrama, Urupá e Vale do Paraíso.
EXECUÇÃO - De acordo com Paulo dos Santos, gerente de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Seas, que coordena essa ação no Estado, o cronograma de trabalho para a execução do projeto é marcado por três etapas ? aquisição do material que compõem o kit como caixa d?água, tela para galinheiro, mudas de sementes e frutas, bem como mangueira para irrigação ; capacitação dos monitores e agricultores beneficiados e finalmente a implantação dos equipamentos nas propriedades.
?É um processo continuo, ou seja, depois dessas fases há um acompanhamento técnico realizado por técnicos agrícolas, assistentes sociais e agrônomos num trabalho conjunto entre Seas, Emater, Seagri, além do Sebrae, responsável por toda tecnologia de implantação?, explicou Paulo, informando que nos dias 26 e 27 deste mês, duas técnicas do MDS visitam Rondônia para prestar consultoria a equipe de profissionais que atuam no projeto.
...