MEGAFONE
ACRIMERON
Advogados de Rondônia participaram na última sexta-feira (16), da posse a nova diretoria da ACRIMERON (Associação dos Advogados Criminalistas de Rondônia), para o biênio 2010/2012. O novo presidente é o advogado José de Souza Lima Júnior, eleito no último dia 30. A nova diretoria da Acrimeron conta ainda com Maria Eugênia Oliveira Silva, vice-presidente; João Lenes dos Santos, secretário-geral; Nery Alvarenga, tesoureiro; e, como membros, Maria da Conceição Souza Vera; Maria das Graças; Janor Ferreira da Silva; Dimas Queiroz de Oliveira; Fernando da Silva Maia e José Maria Rodrigues.
NOVOS PREFEITOS
Seis cidades brasileiras elegeram no último domingo os seus novos prefeitos. Eleições suplementares levaram cerca de 130 mil eleitores às urnas nos municípios de Apiacá, no Espírito Santo; Araras, em São Paulo; Riachão do Dantas, em Sergipe; São Francisco do Maranhão, no Maranhão; Isaías Coelho e Nossa Senhora dos Remédios, no Piauí. Essas cidades tiveram seus prefeitos cassados pela Justiça Eleitoral.
DILMA EM TERCEIRO
Antes que algum petista fique bravo, é bom esclarecer: Pesquisa Ibope realizada no Acre entre 12 e 14 de julho mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está em terceiro lugar no Estado. O candidato do PSDB, José Serra, tem 39% das intenções de voto, enquanto Marina Silva (PV), que é acriana, tem 29%, e Dilma Rousseff, 16%. A curiosidade é que o Acre é um tradicional reduto petista. Nas últimas duas eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu os candidatos tucanos.
MAIS GREVE
Como até o momento, nenhum contato ou resposta por parte da administração da Sefin, as diretorias do Sindafisco e do Sintec-RO, decidiram que irão realizar outra paralisação prevista para acontecer nos primeiros dias de agosto, e que deverá ser mais intensa do que a acorrida na última quarta-feira (14), quando envolveu servidores de todo o Estado, gerando enfileiramentos de caminhões de cargas, principalmente nos postos fiscais de Vilhena, Candeias do Jamari e Guajará-Mirim.
FICHA LIMPA
Cerca de 13% de todos os candidatos do país, mais ou menos 330 candidatos foram enquadrados em critérios da Lei da Ficha Limpa, pelas procuradorias eleitorais, já que eles têm histórico de condenação por órgão colegiado, e, portanto, não poderiam registrar candidatura. No entanto, muitos dos postulantes a um cargo eletivo usaram o artifício de não entregar as certidões exigidas pela Justiça Eleitoral. Entre os documentos obrigatórios estão certidões listadas para que o candidato comprove não ter condenações criminais, administrativas ou eleitorais. A papelada é fundamental para que os juízes eleitorais barrem aqueles que tentam burlar a Ficha Limpa.
FICHA SUJA
Dentre esses candidatos, haviam alguns que foram condenados por homicídio, tráfico de entorpecentes, estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documentos e compra de votos, por isso tiveram o registro de candidatura impugnado pelos procuradores eleitorais nos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Todas as impugnações apresentadas à Justiça Eleitoral deverão ser julgadas até o começo do agosto. ...