Mais de mil famÃlias sem bolsa famÃlia
(Da Redação) Mesmo com uma campanha de esclarecimento feita pela Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) quanto à possibilidade de perda do benefÃcio do Programa Bolsa FamÃlia neste segundo semestre, mais de mil famÃlias jiparanaenses já estão com pedido de bloqueio protocolado junto à Semas (Secretaria Municipal Ação Social) para este ou no mais tardar para o próximo mês. A informação é do diretor da Divisão do Bolsa FamÃlia da Saúde, Gilberto Alves.
De acordo com Gilberto, uma verdadeira campanha de chamamento das famÃlias que estavam em risco de terem o beneficio bloqueado foi deflagrada nos últimos meses, em rádio, TV e jornal. Porém, mesmo com todo o esforço para conscientizar a população, 1.519 famÃlias tiveram o pedido de bloqueio protocolado por permanecerem em situação irregular junto ao órgão responsável pelo acompanhamento das famÃlias cadastradas no programa federal.
?Fizemos de tudo para chamar estas famÃlias à regularização, mas conseguimos apenas reduzir o bloqueio dos benefÃcios de 1.957 para 1.519 famÃlias, uma vez que temos prazo para o informe da primeira vigência 2010 junto aos órgãos federais, que foi o último dia 30 de junho?, justificou Alves.
Agora, ainda de acordo com o coordenador do Bolsa FamÃlia, a famÃlia que já teve o benefÃcio bloqueado deve procurar a divisão, localizada ao lado da Semas, próxima ao Feirão do Produtor, no Primeiro Distrito, para proceder a regularização. Para tanto, lembra Gilberto, é preciso que o responsável procure a Divisão levando consigo os documentos pessoais, o cartão do Bolsa FamÃlia e o cartão de vacinação das crianças menores de 7 anos, caso tenha.
FACILIDADE - Até o ano passado, a maior dificuldade alegada pelos beneficiários era quanto ao deslocamento, pois a famÃlia precisava ir até a sede da Semas, próximo ao Feirão do Produtor, no Centro da cidade, para proceder o cadastramento, depois ir até uma Unidade Básica de Saúde para proceder a pesagem, e por fim ainda tinha que ir à unidade do Bolsa FamÃlia na Saúde, na Semusa, no bairro Dom Bosco, para finalizar o acompanhamento.
Agora, desde o inÃcio deste ano, por determinação do secretário de Saúde, José Batista, todo o processo foi centralizado próximo ao Semas. Na unidade é feita a pesagem, a conferência das carteirinhas de vacinação e o informe, via internet, dos dados da famÃlia.
...