São Francisco distribui 600 mil sementes de café
Em São Francisco do Guaporé a Semagri (Secretaria Municipal de Agropecuária) vem desenvolvendo um trabalho pouco comum no município. Constantemente as 32 associações são visitadas e atendidas, com isso tem se mantido a integração entre os agricultores.
Na ultima semana Elineuza Spliciglo, secretaria municipal, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) adquiriu 600 mil sementes de café conilon (Coffea canephora Pierre), vulgarmente chamado de ?Canelão" e a Prefeitura Municipal de São Francisco do Guaporé ofereceu 600 mil sacolas de polietileno (sacolinhas para mudas de café) através de recursos próprios para serem distribuídas aos agricultores do município, juntamente com as sementes de boa capacidade genética e boas características agronômicas fornecidas pela embrapa.
Márcio Santana, engenheiro agrônomo da Semagri informou que o Brasil é o maior produtor mundial de café e Rondônia está entre os seis maiores produtores do País. Os órgãos públicos responsáveis pelo setor primário da economia já investiram cerca de R$ 15 milhões em equipamentos na agroindústria e continua incentivando os produtores a produzirem não só o grão, mas também o produto final para comercializá-los nos mercados.
Márcio também informou que a secretaria dispõe de um laboratório para análise de solo e qualquer agricultor do município pode solicitar o serviço sem custo algum.
Elineuza, secretaria municipal, falou do apoio recebido do prefeito municipal em aquisições de equipamentos agrícolas, destacando os cinco tratores, as carretas e os equipamentos já entregues às associações, além das condições para um bom andamento da secretaria no município.
Elineuza disse ainda que ?as sementes e as 'sacolinhas' já estão disponíveis na Semagri e podem ser retiradas pelos agricultores?.
O Técnico em Agropecuária Edson Aires Piana falou que as sementes de café cultivadas com as recomendações pela Embrapa e da Semagri, apresentam após seu terceiro ano índices de produtividade em torno de 109 sacas por hectare. Por fim o prefeito Jairo Borges disse oferecer todo apoio na diversificação da agricultura no município destacando o café como ótima opção.
...