Lei proibirá recursos públicos a eventos que cobram ingresso
A Prefeitura de Ji-Paraná poderá ser proibida de repassar recursos públicos (em dinheiro) para entidades, com fins lucrativos, que venham realizar eventos que tenham cobrança de entrada para a população, como, por exemplo, a Expojipa. O autor do projeto de Lei é o presidente da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, Nilton Cezar Rios (PSB). A proposta deve ser apresentada já na primeira sessão após o termino do recesso parlamentar.
De acordo com o autor da proposta, um dos claros exemplos deste tipo de absurdo é a Expojipa (Feira de Exposição Agropecuária e Industrial de Ji-Paraná), que todos os anos obtém recursos (dinheiro) e outros tipos de apoio dos órgãos públicos do Município, Estado e até do Governo Federal, sendo que, quando acontece a sua realização, os organizadores ainda vendem a cartela e cobra preços considerados abusivos nas entradas individuais da população. Além disso, os realizadores da Expojipa também obrigam a população a consumir o produto que eles impõem, sem falar nos altos preços praticados dentro do recinto em que a mesma se realiza. ?Essa atitude vem cada vez mais esvaziando essa grande festa?, declarou Nilton Cezar.
O presidente esclareceu que essa proibição imposta pelo projeto de Lei que será apreciada pelo plenário, não se restringe somente à Expojipa, mas a qualquer outro evento que tenha a mesma pratica. ?Não podemos admitir que uma atividade realizada com o apoio do poder público, através especialmente de dinheiro público, ainda possa cobrar entrada da população, mesmo porque esse dinheiro é arrecadado junto aos contribuintes, através de seus impostos todos os anos?, concluiu Nilton Cezar.
...