Ji-Paraná tem a maior frota de motos do Brasil
(Josias Brito) O município de Ji-Paraná, se tornou campeão brasileiro, com 26,4 motos a cada 100 habitantes. Na cidade, há apenas 30 ônibus coletivos contra 200 mototáxis. Segundo levantamentos realizados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), além de Ji-Paraná, 46% dos municípios do país, que concentram 25% da população brasileira e são em sua maioria de porte pequeno ou médio, têm uma frota com grande quantidade de motos. No começo da década, em apenas 26% das cidades isso ocorria.
Nos últimos cinco anos, mais brasileiros passaram a andar sobre duas rodas. Dados do Denatran revelam que o número de motocicletas é de 15,3 milhões, contra 35,4 milhões de carros, uma relação de uma moto para 2,3 automóveis.
Em 2005, para cada moto, havia 3,4 automóveis. Desde então, a frota de veículos motorizados de duas rodas cresceu 105%, mais do que o dobro da variação do total da frota de automotores (52%).
Especialistas dizem que o aumento da preferência por motos é consequência do baixo preço desses veículos e da facilidade de financiá-los, assim como a má qualidade do transporte público, especialmente de ônibus urbanos.
A expansão, dizem, preocupa porque as motocicletas tendem a provocar mais mortes em acidentes e emitem mais poluentes.
Para o comandante do 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar), sediado em Ji-Paraná, Tenente Coronel Márcio Ângelo Pinto, o aumento de veículos em duas rodas, tem sido uma das grandes causas do aumento do índice de acidentes no município. Segundo o comandante, os policiais militares que poderiam estarem sendo empregado no policiamento preventivo, são retirados do patrulhamento para atender as diversas ocorrências de trânsito que acontecem na cidade, a maioria envolvendo motocicletas. ?Nos últimos meses, obtivemos uma diminuição no índice da criminalidade em Ji-Paraná, mas em compensação, não conseguimos garantir esta mesma baixa em relação aos acidentes de trânsito?, enfatizou Tenente Coronel Ângelo.
O comandante disse ainda que a facilidade para adquirir o veículo no município, prova que a cidade precisa, urgentemente de uma política para melhoria do trânsito em Ji-Paraná. ?Somos cientes que a cidade dispõe de uma frota muito grande de motos e temos trabalhado muito, realizando blitzes semanalmente, para tentar coibir o aumento de acidentes envolvendo estes tipos de veículos?, concluiu.
...