Campus Ji-Paraná participa de reunião da SBPC em Natal
(Da Redação) O Campus Ji-Paraná da IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) esteve participando da 62ª reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) que iniciou no último domingo (25) em Natal (RN) e se encerra amanhã (30). O IFRO teve 11 trabalhos aceitos para serem apresentados na reunião.
Participam do evento, as professoras Andreza e Jânia e 10 alunos dos cursos de Informática e Florestas. Alguns deles estão cursando o Ensino Médio Integrado e participam pela primeira vez de um congresso científico.
Para o diretor-geral do Campus Ji-Paraná, professor Vonivaldo G. Leão, este é o resultado de uma integração entre o ensino e pesquisa, que faz com que os alunos cresçam em conhecimento e desenvolvam pesquisas de interesse às áreas afins e uma possível integração entre pesquisa e extensão a comunidade.
PESQUISAS - Os trabalhos que estão sendo apresentados no evento são os seguintes: - Avaliação de diferentes métodos para quebra de dormência de bandarra (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke); - Crescimento de mudas de buriti sob diferentes tipos de substratos; - Ocorrência, morfologia e biometria de frutos e sementes da Copaifera multijulga Hayne em Rondônia;
- Desenvolvimento de mudas de açaí sob diferentes substratos;
e Avaliação do crescimento de mudas de Copaifera multijulga Hayne submetidos a diferentes substratos e sombreamento.
Além de Morfologia e biometria de frutos e sementes da Tectona grandis L.f;
- Germinação e vigor de sementes de tomate (Licopersicon esculentum, Mill.) submetidas a diferentes métodos de remoção de mucilagem;
- Levantamento das formas de adicionamento de óleos vegetais em feiras livres nos estados do Amazonas e Rondônia;
- Construção de um sistema sobre produtos florestais não-madeireiros do Estado de Rondônia;
- Sustentabilidade econômica na aldeia I?târap dos Arara de Rondônia
e O povo Arara-Karo da Aldeia Pajgap: entre a produção tradicional e o mercado.
...