Semagri avalia apicultura em Alta Floresta do Oeste
O secretário de agricultura de Alta Floresta, Gilvan Damo, juntamente com técnicos da Emater (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia), se reuniram esta semana com apicultores do município para discutir o crescimento da apicultura na região. Membros da associação dos apicultores participaram do encontro, momento em que entregaram um banner ao secretário de agricultura, mostrando os melhores os bons indíces proporcionados pela participação da categoria durante uma feira em Cuiabá ? quando trocaram informações com apicultores de todo o país.
Durante a reunião, Gilvan Damo, aproveitou para comentar sobre os trabalhos da atual administração, comandada pelo prefeito Daniel Deina (PTN). Aproveitando a oportunidade, o secretário entregou cerca de 50 caixas apiários ? caixas onde são instaladas as colmeias.
A apicultura é o ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las convenientemente em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geléia real e própolis. Uma prática que está em amplo desenvolvimento em Alta Floresta, recebendo apoio do prefeito Deina, para fomentar a economia local.
Para Gilvan, ?reuniões como a que aconteceu esta semana têm o objetivo de fortalecer a agricultura local, gerando fonte de renda para as famílias?.
A Semagri (Secretaria Municipal de Agricultura) está apostando na iniciativa. A algumas semanas, apicultores de Alta Floresta participaram de feiras também em Cacoal, onde buscaram novas experiências.
...