Médicos exigem melhorias da saúde
Os médicos de todo o paÃs cobram respostas dos gestores para problemas estruturais do SUS (Sistema Ãnico de Saúde) e clamam por urgentes investimentos públicos em todos os nÃveis de assistência (atenção básica, média e alta complexidade) e prevenção no SUS. Esta e outras manifestações foram publicadas em Manifesto dos Médicos à Nação, divulgado na última segunda-feira (2).
O documento traz propostas de soluções aos problemas que comprometem os rumos da saúde e da Medicina, contribuindo para a redução de desigualdades, a promoção do acesso universal aos serviços públicos e para o estabelecimento de condições dignas de trabalho para os médicos e de saúde à população. O texto será encaminhado aos representantes dos três poderes e aos principais candidatos à Presidência da República.
PROPOSTAS - A luta pela regulamentação da Emenda Constitucional 29 continua sendo uma das prioridades para o movimento médico em nÃvel nacional. A proposta é importante por determinar parâmetros adequados ao financiamento do SUS.
Como parte de uma polÃtica de interiorização do profissional, uma das propostas defendidas é a criação da carreira de Estado do médico. Para as entidades, a carreira seria a garantia para melhorar o acesso da população aos atendimentos médicos, especialmente no interior e em zonas urbanas de difÃcil provimento.
Outra preocupação das entidades é quanto ao futuro e a qualidade do exercÃcio da Medicina. à preciso aprofundar as medidas para coibir a abertura indiscriminada de novos cursos, sem condições de funcionamento, colocando a saúde da população em risco.
...