Sancionada lei que cria a PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos
Foi sancionada na última segunda-feira (2), A Lei que cria a PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos que tramitou durante 20 anos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A lei altera a maneira como é tratado o lixo no PaÃs, atribui e define a obrigação de cada esfera do governo e da sociedade no destino dos resÃduos.
a Confederação Nacional de MunicÃpios (CNM), que acompanhou as discussões e votações sobre a PolÃtica no Congresso, foi convidada para a cerimônia de sanção da nova lei. A entidade trabalha agora para orientar os gestores em relação aos deveres e direitos dos MunicÃpios. Cabe aos governos municipais, a partir desta sanção, elaborar um Plano Integrado de ResÃduos Sólidos. Neste documento, os MunicÃpios terão de diagnosticar a situação dos lixões e estabelecer metas para reciclagem de materiais, além da criação de aterros sanitários adequados. Para isso os MunicÃpios receberão verba do governo federal. Porém, esse recurso só será liberado mediante apresentação do plano.
NOVAS REGRAS - A PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos prevê ainda o fim dos lixões a céu aberto, um dos destaques do texto segundo a CNM. E ainda proÃbe a presença de catadores de lixo e da criação de animais nos aterros sanitários onde os resÃduos serão armazenados. Ela incentiva a participação da sociedade na pratica de separar o lixo orgânico dos resÃduos aptos para reciclagem e determina à s empresas que recolham materiais recicláveis oriundos de produtos como pneus, latas, garrafas, embalagens de agrotóxicos, entre outros....