APAEs participam de festival artístico
> 15 delegações participam do festival com apresentações de dança, música e artes plásticas.
(Paulo Demétrius) A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ji-Paraná, realizou ontem, no salão de festas do Vera Cruz, o primeiro dia de apresentações do 7º Festival Estadual de Arte, com apresentações de música, peças teatrais, artes plásticas e danças tradicionais e folclóricas de 208 alunos de unidades da instituição de todas as regiões do estado, em um total de 15 municípios representados (Pimenta Bueno, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Espigão do Oeste, Cerejeiras, Porto Velho, Vilhena, Mirante da Serra, Santa Luzia, Alto Paraíso, Alta Floresta, Rolim de Moura, Alvorada do Oeste e Buritis).
Segundo o coordenador estadual de artes das APAES, Sérgio Brasileiro, o trabalho realizado por esse festival, é uma das abordagens da instituição para desenvolver as capacidades dos alunos excepcionais. ?A função desse tipo de evento é estimular que o aluno excepcional possa desenvolver a habilidade motora e o conhecimento através do fazer artístico?, explicou Sérgio.
Para o professor, é perceptível a evolução nos alunos envolvidos, ?desenvolvendo as potencialidades individuais através da arte, que naturalmente favorece o aluno excepcional a se expressar e interagir através da produção artística?, disse o coordenador.
Segundo a professora Maria José, da unidade de Ji-Paraná, o festival vem coroar um trabalho feito entre a APAE, alunos e também os pais, que além de incentivar os alunos diariamente, também tem sido um público constante nos eventos de arte da instituição.
O festival é promovido anualmente pelo Movimento Apaiano de Rondônia de forma itinerante, sendo realizado cada ano em uma cidade. O festival se encerrará na noite de hoje com uma mostra de artes plásticas e com a segunda etapa das apresentações dos alunos.
...